10/04/2020

RESENHA: Dias Perfeitos - Raphael Montes

Dias Perfeitos
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 280
Ano: 2014
Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável.
É um livro desconcertante!

Téo é um estudante de medicina que tem uma mãe cadeirante e que finge amá-la, e parecer ser um bom filho, fazendo coisas que ele acha que um bom filho faz, porque não nutre nada (nem um tico de amor por ela). Certo dia ele vai a um churrasco com a mãe e conhece a Clarice, uma jovem da classe média alta, estudante de história da arte, mas que sonha em ser roteirista e que já começou a escrever um, denominado Dias Perfeitos. E é a partir daí, que começa a obsessão do Téo.

No dia seguinte ele já mostra indícios dessa sua obsessão, chegando ao ponto de achar que já ama a Clarice, após conseguir o número do telefone dela, começa a persegui-la. Descobre onde estuda, quando estuda, onde mora e começa a ir atrás dela. Até que um dia ela está bêbada e sozinha na rua, ele ajuda e a leva em casa. Após esse ocorrido ele vai novamente à casa dela, quando a encontra de malas prontas para viajar... ela não quer nada com ele, mas Téo quer, então passa a ser rude e agressivo, chegando ao ponto de deixá-la inconsciente. Toma uma decisão, coloca Clarice na mala e a leva pra casa.
"Você já se apaixonou por alguém e teve a certeza de que faria tudo por essa pessoa?" 
Ele faz de um tudo com a Clarice, sempre justificando suas ações, como se pra ele tais atos fosse banais, normais, aceitos. Na sinopse do livro diz "Téo fala com calma, planeja os atos com friezas e justifica as suas atitudes com uma lógica impecável" e de fato isso acontece, Téo é este cara. Parece até um pouco com o Joe de You/Você (série da netflix), né?

Certos momentos eu ficava perplexa com a capacidade do Téo, eis que dei uma pesquisada sobre Psicopata/Psicopatia, e encontrei o que ele era. Manipulador, com tudo, com acontecimentos, mas principalmente com as pessoas... ele tem uma lábia, uma forma lógica de explicar (mesmo que não seja verdade), que faz até o leitor, que sabe toda a verdade, ficar surpreso pela forma que ele coloca as coisas ou pela capacidade do mesmo. O livro é cheio de reviravoltas, cheia de surpresas, que nos deixa chocados. Perplexos. Principalmente no final do livro, nunca na minha vida imaginei um final assim.
“... O que Clarice não entendia é que tê-la por perto já era suficiente. Não precisava de carinhos nem de beijos nem de sexo. Só queria que ela fosse dele, como um livro de fotografia na mesa de centro”.
Dias Perfeitos é um livro bem impactante, mas poderia ser bem mais... Talvez eu tenha ido com muita cede ao pote ou algumas partes poderiam ter sido desenvolvido melhor, que angustiasse mais o leitor, que nos fizesse pensar que estávamos vivendo aquela história. Ainda assim, vale muito a pena conhecer a escrita do Raphael e principalmente a história por ele criada.


15 comentários

  1. Eu amo as letras do Raphael e fiquei lendo a resenha e olhando meu livrinho ali na estante. Preciso ter os mais recentes dele.
    É sem sombra de dúvidas uma leitura tensa, que coloca a gente ali dentro do enredo, se perguntando até onde o ser humano pode chegar se tratando de uma obsessão..
    Uma leitura que eu penso que se tenha que ter estômago, mas que vale cada letra e sentimento!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o autor, mas ao longo da resenha comecei a me perguntar; "como não conhecia?", chamou muito a minha atenção e agora estou querendo ler haha !
    Ótima resenha ♡

    ResponderExcluir
  3. Kamilla!
    O Raphael vem se destacando no estilo thriller psicológico/terror. Já li outro livro dele e gostei muito.
    Deve ser sufocante mesmo ver as atitudes de um protagonista dde mente doentia e que sequestra uma garota pensando em ter um relacionamento com ela, além de preferir os cadáveres como amigos…
    Fiquei curiosa por saber o que ela sentia por ele?!…
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      É um livro intenso, mas que vale a pena... o que ela sentia? imagine ser sequestrada e o cara dizer que é porque a ama? complicado.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Kamilla
    Não li nada do autor e tenho muita vontade de conhecer sua escrita, vejo muitas pessoas indicando. Ele vem se destacando na literatura nacional.
    O protagonista é um manipulador que consegue tudo o que quer, fica até se convencer de que ele é correto, uma boa pessoa.
    Esse livro não deve ser uma leitura fácil, mas que prende o leitor.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Sem dúvidas prende o leitor e vale muito a pena.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá! Eita que acho que chegou a hora de conhecer um pouco mais do trabalho do autor, definitivamente nosso protagonista lembra muito o Joe (quase impossível não fazer aquela comparação) e foi isso que mais me motivou a conhecer essa história tão desconcertante, é muito estranho quando nós pegamos meio que entendendo as ações daquele que seria o cara mal, eu confesso que tive pena do Joe #culpada, por isso, estou bem curiosa com a história.

    ResponderExcluir
  6. Sempre ouço comentários muito positivos a respeito do trabalho autor, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer nenhuma de suas obras. Quando surgir um tempinho vou procurar Dias Perfeitos para ler.
    Beijos, blog Mais um Capítulo .

    ResponderExcluir
  7. ola
    Imediatemente quando comecei a ler sua resenha lembre do Joe da serie you
    da para saber que esse personagem que o RAPHAEL MONTES escreveu é um psicopata
    ainda não conheço a escrita do autor
    espero esse ano conhecer algum de seus elogiados livros

    ResponderExcluir
  8. Tenho um pouco de medo de livros assim, que mexe com o psicológico, mas não posso deixar de admitir que é um livro fantástico e para quem gosta do estilo, vai curti bastante.

    ResponderExcluir
  9. Sou grande fã dos livros do raphael montes e esse foi um dos livros que me fez ficar apaixonada por ele. Imagina ter um stalker psicotico atrás de você? Tive um choque bem grande na epoca quando eu descobri que ele era brasileiro.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kamilla
    Sou louca para ler esse livro, mas tenho um certo receio de livros de psicopatas. Fico nervosa demais lendo kkk
    Mas é interessante e ao mesmo tempo, tudo muito absurdo.
    Imagino as coisas horríveis que o Téo faz.
    Tô curiosa, assim que tiver coragem lerei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ao ler a resenha, fiquei vendo a semelhança entre a serie You. Fiquei um tanto curiosa pelo livro, tem uma boa premissa. Já ouvi muitos falando bem do autor e espero conseguir ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir