27/03/2020

RESENHA: Paralelos - Leonardo Alkmim

Paralelos
Autor: Leonardo Alkmim
Editora: Geração Editorial
Páginas: 432
Ano: 2013


Em um terrível acidente rodoviário, Alexandre morre, mas seu irmão gêmeo Vítor, surpreendentemente, sobrevive. No entanto, ao despertar numa dimensão paralela, autossuficiente e resguardada por instâncias elementares, como o Horizonte de Energia, o Conselho, Deus e os anjos, Alexandre descobre que deveria ter sido salvo e Vítor morrido, equívoco que coloca em risco rodo o funcionamento do cosmos. Embora em dimensões diferentes, os gêmeos precisarão lutar para restaurar o equilíbrio do Universo. Uma aventura fantástica, surpreendente e rica em seus detalhes mais sutis, que arrebata o leitor com todas as suas surpresas e revelações a cada capítulo, além de conquistá-lo com seus personagens ora cativantes, ora assustadores, porém sempre muito interessantes e bem construídos.
No começo fiquei perdida, mas depois tudo fluiu!

A história começa com o Alexandre, dizendo que morreu, mas de cara não sabemos quem está nos contando isso. Ele sofrera um acidente, o ônibus que ele estava junto com seu irmão gêmeo, Vitor, capotou e caiu no mar... todos morreram, exceto o Vitor.

Posteriormente nos deparamos com um capítulo onde o foco é mãe dos gêmeos, depois o do pessoal (polícia e o corpo de bombeiros) que estão cuidando do acidente e querendo tirar todas as vítimas do mar. Temos também a visão da Ana Beatriz que é uma jornalista iniciante de cidade pequena e tem ambição de subir na vida. Além dela, há também a perspectiva do Quenon que é um paralelo.

Ficou um pouco confuso né? eu sei... deixa eu explicar. Os Paralelos como Quenon são como os  anjos da guarda, que são escolhidos pelo Conselho pra cuidar de uma pessoa (ou várias) e todos tem um (ou a grande maioria). Os gêmeos Vitor e Alexandre tem apenas um paralelo guardador, o Seteus
“A dúvida leva ao medo, o medo leva à ação.”
O acidente rodoviário já estava certo de acontecer, porém quem deveria morrer era o Vitor e não o Alexandre. O conselho enviou um mensageiro pra dizer isso ao Seteus, mas ele não ouviu o que estava sendo passado e acabou salvando o irmão errado e isso acarretou inúmeros problemas para tudo, para o universo e para tudo que vai além dele. E é por isso que se começa a história, o Alexandre é o único que pode tentar que as coisa saiam diferente, mas obviamente ele não sabe como, afinal acabara de morrer. E os paralelos (Conselho, mensageiros) também não sabiam, visto que isso foi falha e nunca tinha acontecido antes. 

Como já citei o livro passa em diversos focos, ora Quenon, Alexandre, Ana Beatriz, Gilson (o "tio" dos meninos e "amigo" da mãe deles) e até do Vitor, gostei bastante disso deu um dinamismo a mais para a leitura. No começo senti uma certa dificuldade de ler o livro, ele tem MUITAS referências científicas, de física, química e biologia (matérias que não tenho muito interesse) e ele as descreve demais, fiquei boiando legal - isso me incomodou um pouco, além da confusão dos personagens que foram nos apresentados muito rapidamente. O bom é que depois que a história começar a ganhar o ritmo, as coisas começam a fluir melhor.
“A inteligência pode ser medida pela quantidade de incertezas que alguém é capaz de suportar.
Eu curti bastante a história, não imaginei que se desenrolaria da forma que aconteceu. O que mais me surpreendeu é que não tem romance e eu SEMPRE fico esperando que pelo menos um aconteça, mas dessa vez não. O livro me fisgou de tal forma que nem esperei isso, pelo contrário, foi coisa de mínima importância.

Apesar das descrições demasiadas sobre essas matérias exatas, o autor demonstrou um estudo a cerca de tudo isso pra construir um livro singular - se as coisas estavam certas eu não sei, mas me convenceram, o que é importante pra leitura.

Paralelos é um livro que tem um pouco de tudo, aventura, perseguição, reflexão, momentos de tensão, reviravoltas (principalmente no final), se gostam de ficção científica, deem uma chance pra esse! Vale a pena.

“O perdão não é algo que possa se impor. Perdoar a si mesmo é muito mais difícil que perdoar ao outro.”


11 comentários

  1. Gente! Eu nunca tinha lido ou visto nada sobre este livro,mas claro que com um enredo assim, é impossível não o desejar em mãos o quanto antes.
    Uma mistura de tantos gêneros, não pode ser ruim, de jeito nenhum.
    Engraçado que ao ler a resenha, já dá para imaginar uma adaptação.rs
    Vai para listinha de desejados!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Não tenho o costume de ler ficção científica, mas achei legal essa premissa - ainda mais com essa mistura de gêneros.
    Sentiria falta do romance haha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eita que me encaixo na categoria das que não curtem o gênero, na verdade ele me deixa (sempre) para lá de confusa, por isso, confesso que não me animei muito com a história, ainda mais sabendo que um dos gêmeos morre! Meu senhor, que meu coração até bateu mais forte nesse momento, como tenho uma gêmea, não quero nunca ler/pensar numa coisa dessas. #prontofalei

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kamilla
    Adorei essa capa, lembra aqueles pôster de filmes.
    Não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa.
    Pelo que entendi da sua resenha o livro fala sobre um plano diferente (nem céu e inferno). Nos leva a refletir sobre nossas escolhas, atitudes.
    Vai para a lista de desejos, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Achei confuso mesmo, e coitado do Seteus, fez a maior besteira, merece ser demitido haha
    Engraçado, não leio livros pensando nos possíveis romances, deve ser porque o meu gênero favorito é terror kkk

    ResponderExcluir
  6. Kamilla!
    Não conhecia o livro e me encantei, porque adoro ficção e se aborda vários outros assuntos co-relacionados que trazem o embasamento para se justificar o enredo, claro que já quero ler.
    A curiosidade é grande.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Achei bem original a proposta do autor, pelo menos nunca vi um livro com um enredo parecido rsrsrs
    Não consigo ler ficção cientifica, já tentei ler antes mas a leitura simplesmente não flui. Gostei que o autor aborda essas matérias, adora tudo que se relaciona com as ciências da natureza, afinal faço faculdade nessa área.

    ResponderExcluir
  8. Ooi não conheço esse autor mas mistura de tantos gêneros, não pode ser ruim, de jeito nenhum e acredito que vale a pena a leitura beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kamilla
    Achei muito interessante, toda essa coisa de morrer o cara errado, e tudo que de complicado que ocasiona no mundo.
    Ainda misturando várias narrativas, gosto de livros assim.
    Vou querer ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. O livro conseguiu atrair a minha atenção de uma forma inenarrável já estou em ponto conto aflita com a situação do Alexander e do Vitor espera mesmo não me decepcionar com esse livro

    ResponderExcluir