20/03/2020

RESENHA: O Penúltimo Capítulo - Clarice Pessato

O Penúltimo Capítulo
Autora: Clarice Pessato
Editora: Imprensa Livre
Páginas: 208
Ano: 2014
Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica.
Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos através de nós.
História incrível!

O livro conta a história da Clarice Pessato, sim é quase uma autobiografia, onde ela conta em especifico sobre algo que a aconteceu e todas as provações que teve que passar. Clarice aos 18 anos sofreu um acidente de carro que a deixou tetraplégica (A tetraplegia ou quadriplegia é quando uma paralisia afeta todas as quatro extremidades, superiores e inferiores, juntamente à musculatura do tronco. À impossibilidade de mover os membros associam-se, em grau variável, distúrbios da mecânica respiratória, podendo causar demência leve.).

O penúltimo Capítulo é narrado pela própria autora onde ela conta o antes, o durante e o depois do acidente, não necessariamente nessa ordem... Ela intercalou muito bem as cenas, colocando momentos como se fossem flashbacks quando mencionava algo durante o tratamento ou quando estava em recuperação das cirurgias, por exemplo. E isso deu um dinamismo a mais à leitura. 
“Mas somente quando o que eu confiava se desfez foi que meus olhos foram abertos para que eu pudesse ver o que é eterno.”
A história é incrível, tudo que a Clarice passou, continuou lutando, cheia de esperanças e chegar no final das contas percebendo e tendo orgulho de ser quem é e de estar como está, foi inspirador. Não esperava um livro assim quando li a sinopse e me surpreendi bastante... A autora nos apresentou seus medos, anseios, realizações e superações que sem dúvida alguma faz nós - leitores - pensarmos e evoluirmos como ser humano.

No começo da resenha disse que o livro é quase uma autobiografia, mas não é só um livro que conta a história de si própria, há divagações e a Clarice fala muito da palavra de Deus, da sua fé e entendimento gradativo sobre o que é amar a Deus. Então o livro pode ser classificado como religioso também, o que pode não agradar a todos. Particularmente não sou uma pessoa religiosa, tenho fé em Deus e o amo incondicionalmente, mas não me vejo frequentando igrejas, cultos e nem nada do gênero e isso acabou deixando a leitura um tanto quanto cansativa, contudo achei válido todas as colocações da autora, achei incrível de verdade a força da Clarice através da sua fé.

Clarice Pessato é uma mulher incrível, que mesmo com todas as dificuldades e provações que passou, só serviu pra torná-la mais forte. A mensagem que nos passa através de suas palavras é fascinante, reflexivo e inspiradora. Super recomendo a leitura!


15 comentários

  1. Sou apaixonada por enredos assim, que não só apresentam esse lance da autobiografia, mas que no final, deixam também uma grande lição de luta e vitória a cada um de nós.
    Ainda mais no caso desse livro, que traz um recomeçar tão difícil. Eu nunca me esquecerei de quando estava num dos milhares de médicos que passei na vida, sem enxergar nada na época e minha filha ao meu lado me falou: mãe, chegou uma menina da minha idade que está sem uma das pernas..eu falei sem pensar, pois eu daria tudo para não ter as duas pernas e ver. Aí minha filha me abraçou e disse: mãe, já pensou quantas vezes essa menina pensou a mesma coisa??
    É uma lição que levo diariamente!
    Já vai para a lista dos desejados!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela! Super verdade tudo que você disse... são aprendizados diários.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Kamilla, normalmente esse tipo de história eu gosto de ler mais em determinados momentos, mas quando leio no momento certo eu costumo AMAR. Então, vu guardar essa dica mais para frente heheh Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!
    Não tenho o costume de ler biografia/autobiografia, mas conseguiu me chamar atenção para essa.
    Parece se tratar de uma bela e inspiradora história. E dá para sentir que vai além da autobiografia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Kamilla!
    Entendo todas as dificuldades que a Clarice passou... E certeza que a fé ajuda e muito nos momentos de maior dificuldade.
    Tenho minhas limitações também e sei como o afastamento das pessoas que achávamos queridas e a dependência de alguém constantemente ao nosso lado para ajudar em tarefas que são comuns no dia a dia, nos dilacera, principalmente quando sempre fomos independentes.
    Deve ser um livro de grande estímulo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Oi Kamilla,
    Deve ser uma leitura bem intensa e reflexiva, hein?
    Gosto de histórias inspiradoras e Clarice deve ser um exemplo para nós.
    Não conhecia, mas valeu a dica, vou ficar de olho na obra...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kamilla!
    Pelas suas considerações, deve ser uma leitura bem tocante e com uma boa mensagem, mas infelizmente leituras assim não fazem meu estilo :(
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  7. Olá! Definitivamente temos aqui uma leitura inspiradora, que sem dúvida nos fará mais humanos ao finalizá-la! Fiquei bem curiosa com a história e impressionada por se tratar de fatos reais!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Acho esse tipo de história tocante demais, e acaba por machucar muito meu emocional. Não é uma leitura que eu faria, ainda mais tendo uma pegada tão religiosa.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já li algo da autora, mas não procurei saber mais. A historia parece ser muito boa, não sou muito de autobiografia mas fiquei interessada por essa historia.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kamilla
    Não conhecia o livro e nem a autora.
    Gosto de leituras assim que nos fazem pensar em tudo: na vida social, espiritual, a religião, a fé.
    No momento também não frequento nenhuma igreja, mas converso com Deus todos os dias agradecendo por tudo o que tenho e as pessoas que conheço e convivem comigo e oportunidade de viver casa dia.
    Vaí para os livros desejados, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não sou muito de ler livros com essa pegada mais voltado para autobiografia ou para religião ou fé, não gosto muito desses temas para leitura rsrsrs. Mas achei legal a proposta da autora, de retratar um pouco sobre o que passou quando ficou tetraplégica.

    ResponderExcluir
  12. Ooi confesso que não costumo ter o hábito de ler biografia/autobiografia, mas conseguiu me chamar atenção para essa.
    Parece se tratar de uma grande e inspiradora história beijosb

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kamilla
    Não conhecia o livro, mas já quero!
    Nossa, que história essa da Clarice.
    Ela parece ser uma pessoa muito forte e que superou muito. Deve ser bem emocionante.
    Eu gosto de livros que falam bastante sobre fé, acho que vou gostar dele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu não tenho muito hábito de ver biografia mas essa consegue chamar a atenção da pessoa de uma forma arrebatadora você na história de vida de uma pessoa vou arrastar a sugestão e ver se a vontade permanece

    ResponderExcluir