31/01/2020

RESENHA: Inocência? - Gail Carriger

Inocência? || O Protetorado da Sombrinha #3
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 302
Ano: 2015
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Ao abandonar a residência do marido e se mudar de volta para o lar de sua terrível família, Lady Maccon se tornou o escândalo da temporada em Londres. Além disso, a Rainha Vitória dispensa Alexia do Conselho Paralelo, e a única pessoa capaz de ajudar a esclarecer os fatos, Lorde Akeldama, inesperadamente deixa a cidade. Como se não bastasse, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas, indicando – como apenas joaninhas são capazes de fazê-lo – o fato de que todos os vampiros londrinos estão muito interessados em vê-la rigorosamente morta. Enquanto Lorde Maccon concentra seus esforços em ficar cada vez mais ébrio e o Professor Lyall se desdobra para que a Alcateia de Woolsey se mantenha coesa, Alexia deixa a Inglaterra em direção à Itália em busca dos misteriosos Templários. Somente eles têm o conhecimento sobre os seres preternaturais que Alexia precisa para entender sua crescente e inconveniente condição, mas eles podem ser piores que os vampiros – e estão armados com molho pesto. A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo! Best-seller do New York Times e finalista do Goodreads Choice Award na categoria Paranormal Fantasy.
Essa resenha pode conter spoilers!

No terceiro livro da série O Protetorado da Sombrinha temos a continuidade dos acontecimentos do livro anterior, Metamorfose?. Alexia está envolvida em um novo escândalo ainda maior dos que já se envolveu e o pior, parece que ninguém consegue as respostas que ela precisa e ainda há alguns que quer vê-la morta. Nada que a deixe abatê-la, na verdade ela não liga para o que acham ou deixam de achar, só quer provar pro imbecil do seu marido que ele está errado.

O Lorde Malcon Conall, seu marido, está cada vez mais cabeça dura. Ao invés de ajudá-la e ampará-la, se joga na bebida e passa a maior parte do tempo bêbado e numa sofrência doída.
“Falar sobre os próprios sentimentos é exaustivo. Não sei se gosto de fazer isso.”
Eu estava com muitas expectativas em relação a obra, porque Metamorfose? terminou de um jeito que quebrou meu coração. Inocência? já começou um pouco mais lento e leve, mas ainda assim teve um início que me deixou furiosa de como tratavam a Alexia, mas principalmente me deixou irritadíssima com o Conall e o que ele não fazia. Ficou a maior parte do tempo bêbado e sem ter nenhuma participação importante na trama, o que me deixou bem frustrada, já que sempre gostei da interação dos dois.
“Ela se resignou a levar uma vida sem pesto e, ante esse pensamento, percebeu que perdoaria o marido. Um dia.”
Como o Conall estava embriagado e a pedido de uma das suas meias-irmãs, ela é colocada pra fora da casa da sua mãe. Ela decide ficar na casa do seu amigo vampiro, Lorde Akeldama, mas quando chega lá, ele não está. Sumiu, desapareceu. Por isso decide ir encontrar respostas na Itália e a viagem nos presenteia com várias cenas e diálogos maravilhosos, cenas de tensão, perseguição e claro, muitas cenas engraçadas protagonizadas pela Alexia e seu humor único e personalidade forte .

Na viagem Alexia é acompanhada pela Madame Lefoux, seu mais nova amiga e o Floote, o antigo mordomo de seu pai. Dois personagens que gostei muito, principalmente o Floote, que apesar de não falar muito se mostrou fiel e muito confiável. Mas o destaque desse livro, sem dúvidas, foi o Professor Lyall. Como o Conoll ficou maior parte do tempo sofrendo e bebendo, o Lyall assumiu todos os deveres como Beta e mais, porque assumiu as responsabilidades do DAS (Dep. de Arquivos Sobrenaturais) e da alcateia Alcateia Woolsey. Se mantendo leal ao seu alfa e em momento nenhum duvidou da Alexia. Um personagem que me conquistou muito, já estou ansiando para que ele tenha tanto destaque nos próximos livros.
O motivo do grande escândalo foi revelado no final de Metamorfose?, mas optei por não soltar esse spoiler pra vocês. A resolução das perguntas e dos porquês foi bastante satisfatória, apesar de querer que a autora tivesse adentrado ainda mais nisso. No entanto, a obra deixou aquele gostinho de quero mais, então estou bem ansiosa pelo próximo livro e acho que vamos ter mais respostas e mais interação entre Alexia e Conoll.

Gail Carriger soube criar uma história completamente singular, personagens incríveis, fortes, diversos, sobrenaturais e até uma protagonista sem alma, além claro de doses de mistérios e suspense. A obra é diferente de tudo que eu já li e mesmo sendo o terceiro livro da série a autora consegue manter uma narrativa que deixa leitor instigado e cativado com a história e com os personagens. Recomendo muito que conheçam a série O Protetorado da Sombrinha, vale muito a pena!


14 comentários

  1. Nossa..há quanto tempo eu não via ou lia algo sobre essa série. Admito que nem me lembrava dela..rs mas eu a desejei tanto quando a Valentina começou a trazer os livros.
    As capas sempre foram um primor e os enredos, sempre delicados.
    Vou ter que dar uma recapitulada nos livros anteriores, confesso sem vergonha, que esqueci de tudo.rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela!
      A série é maravilhosa. Tem um pouquinho de tudo, mas a autora dosa muito bem. Ficou perfeita!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá! Eita que a vontade de começar essa série só aumenta hein. Estou simplesmente apaixonada por esse enredo, tem tantos detalhes dos quais eu amo nas minhas leituras, que está bem difícil resistir e não passar na frente (risos). Ai quem nem Goku me segura esse ano!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli!
      Mulher, passa logo na frente... te juro que não vai se arrepender!
      Beijos

      Excluir
  3. Kamilla!
    Desde o lançamento da série, ando curiosa para ler porque além de trazer seres sobrenaturais, tudo junto e misturado, ´´e steampunk um estilo que gosto muito.
    E vendo sua resenha, saber que a protagonista é tão diferente, consegue bloquear os poderes dos outros e fala 'na lata' tudo que pensa, já torna o livro diferenciado.
    E ainda sabendo que tem um tom cômico, a descoberta dos poderes e toda a narrativa atrativa, agora é que estou mesmo com vontade de ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Pensei que ia ser mais uma história de princesa mas me surpreendi!
    O que mais me incomoda é, qual o motivo de todos os títulos terem interrogação? kkkk

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamilla,
    Sempre tive curiosidade em ler essa série e é algo que ainda espero realizar. Acho toda a ideia bem diferente, com elementos que se destacam e uma trama que tem tudo para surpreender. Em Inocência? acho que a autora pode ter exagerado em algumas questões. Como, por exemplo, a forma como você descreve o comportamento de Conall durante a trama, claro que eu teria que ler os livros e me inteirar do enredo, mas achei bem chata a atitude do personagem e, principalmente, por ele não estar ao lado de Alexa quando, claramente, ela precisa. Mas o restante dos eventos parecem ter tudo o que eu espero dessa série tão peculiar. Ação, novos personagens cativantes e bom humor.

    ResponderExcluir
  7. Faz muito tempo que eu não vejo ninguém comentar sobre essa série Eu sempre tive vontade de conhecer a história mas nunca tive interesse e a iniciativa de começar a leitura. Mas sei que é um dos livros mais vendidos da editora Valentina E como eu nunca falei nada do gênero steampunk acho que eu pretendo começar ela em breve

    ResponderExcluir
  8. Oii, Kamilla
    Aii sou louca para ler essa série há anos!
    Amo os elementos sobrenaturais que têm nela!
    Parece ser muito incrível e cativante.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá! <3 Adorei a resenha, eu sabia muito pouco sobre essa série e agora não vejo a hora de poder conhecer cada um dos livros e seus personagens maravilhosos.
    Gostei dessa pegada sobrenatural que a série tem, já quero conferir!
    Adorei o enredo, parece de fato regado de muito mistério e suspense, já quero ler pra ontem kkk <3
    Muitooo obrigada pela indicação! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kamilla
    Faz um tempo que tenho essa série na lista de desejos, quero muito poder ler.
    Gosto muito de acompanhar as resenhas pelo sobrenatural, lobisomens entre outros seres que gosto muito.
    Legal saber que mesmo sendo um livro mais lento a autora conseguiu prender o leitor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiii ❤ Eu tenho muita vontade de ler essa série, já que ela é de época e envolve seres fantásticos. Duas coisas que adoro e que parecem funcionar super bem juntas na série.
    Deve ser bem frustrante ver que o marido de Alexia passou a trama toda bêbado e que não a estava apoiando no que ela precisava.
    Alexia parece uma personagem incrível e é um dos maiores motivos para eu querer fazer a leitura dos livros.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, achei interessante o que foi apresentado e por ser bem diferente me interessei. Entra na minha lista de livros para ler futuramente.

    ResponderExcluir