06/12/2019

RESENHA: Na Hora da Virada - Angie Thomas

Na Hora da Virada
Autora: Angie Thomas
Editora: Galera Record
Páginas: 378
Ano: 2019
O aguardado segundo romance de Angie Thomas, autora do premiado best-seller O Ódio Que Você Semeia.
Bri é uma jovem de dezesseis anos que sonha se tornar uma das maiores rappers de todos os tempos. Ou, pelo menos, ganhar sua primeira batalha. Filha de uma lenda do hip-hop underground que teve o sucesso interrompido pela morte prematura, Bri carrega o peso dessa herança.
Mas é difícil ter a segurança de estrear quando se é hostilizada na escola e, desde que sua mãe perdeu o emprego, os armários e a geladeira estão vazios. Então, Bri transforma toda sua ira em uma primeira canção que viraliza... pelos piores motivos! No centro de uma controvérsia, a menina é reportada pela mídia como uma grande ameaça à sociedade.
Mas com uma ordem de despejo ameaçando sua família, ela não tem outra escolha a não ser assumir os rótulos que a opinião pública lhe impôs. Na Hora da Virada dá aos leitores de Angie Thomas outra protagonista pela qual torcer. É uma história sobre lutar por seus sonhos e também sobre a dificuldade de ser quem você é, não quem as pessoas querem que você seja.
Finalmente consegui ler Angie Thomas!

Bri é uma jovem negra de 16 anos que sonha em ser uma grande rapper, assim como seu pai foi, mas não quer ser só lembrada por ele... quer fazer seu próprio nome. Mas as coisas não são tão simples e fáceis para uma garota negra, principalmente que vive na área suburbana da cidade - onde se tem medo de tudo, inclusive de quem deveria protegê-los - a polícia.

E as coisas começam a ficar ainda mais difíceis quando a mãe fica desempregada e seu irmão formado e graduado trabalhando numa pizzaria pra tentar pagar as contas, a Bri ainda passa por um momento bem difícil ao entrar na escola. Gerando nela uma revolta, uma raiva e ela passa tudo isso através da canção Na Hora da Virada.

O reconhecimento da música vem, mas será que do jeito que ela queria?

“Se pudesse, daria tudo que o mundo tem
Para deixar a minha família bem.”
Eu estava com certa expectativa em relação a esse livro, já que falavam muito bem de O Ódio Que Você Semeia. E não me decepcionei, a história da Bri vale muito a pena ser lida.

Vamos acompanhando a jornada da Bri nesse mundo tão preconceituoso, racista, cheio de rótulos e esteriótipos. Eu gostei bastante do desenvolvimento dela, ela sempre queria o bem da família e realizar o sonho dela, mesmo diante de todas as dificuldades que a vida colocou no caminho dela. Mas em alguns momentos ela foi bem imatura, ingênua e irritante, ela já não é nenhuma criança, 16 anos já é idade o suficiente pra ter noção de algumas coisas... Mas quando era contrariada, agia  de forma impulsiva, como uma garota mimada e egoísta. Isso me irritou muito, me deixou bem incomodada.

O começo do livro foi bem difícil, porque é impossível não ficar indignado, revoltado e incomodado com algumas coisas que aconteceram com a Bri. Ela é só uma garota, mas pelo simples fato de ser uma garota negra, a sociedade a vê com outros olhos e o pior é que justificam comentários e comportamentos racistas. A gente bem sabe que isso acontece na vida real, e tem MUITAS Bris por aí, que precisam ser ouvidas e é por isso que acho esse livro tão importante. Representatividade importa. Na Hora da Virada também aborda bastante a temática do hip-hop, somos agraciados com as rimas da Bri que são incríveis e falam tanto, por tanta gente. 
“– Estou falando sério. Chorar não te torna mais fraca, Bri, e, mesmo que tornasse, não tem nada de errado com isso. Admitir fraqueza é uma das coisas mais fortes que alguém pode fazer.
Além da Bri, temos outros personagens que abrilhantaram muito a obra. Como o irmão dela, que apesar de parecer pouco, achei ele bem legal. Assim como os melhores amigos dela, mas o que mais me ganhou foi um colega da escola que até a própria Bri tinha certo pré-conceito, mas quando passou a conhecê-lo, foi mudando aos poucos seus conceitos sobre ele.

A obra tem quase 400 partes e é dividida em três partes. Algumas coisas demoraram um pouco pra desenrolar, já o final por sua vez, foi um pouco corrido e deixou um gostinho de quero mais.

Na Hora da Virada é um livro voltado para o público jovem, mas que todos deveriam ler. Aborda temas atuais e importantes, que a gente precisa debater em sociedade e principalmente fazer de tudo pra erradicar o racismo e o preconceito. Leiam!


13 comentários

  1. Como tenho vontade conhecer as letras dessa autora! Puxa, eu não li O Ódio Que Você Semeia, mas pude conferir o filme e o considerei um dos mais fortes, tristes e lindos que já vi na vida. Por isso, tenho certeza de que quando ler o livro, sentirei isso e muito mais!
    Este segundo trabalho da autora estava realmente sendo aguardado demais e a gente vê nitidamente por sua resenha, que a autora cumpriu o dever direitinho.
    Mais uma vez trouxe um personagem jovem, lutadora e que precisa gritar por liberdade, direito e justiça!!!
    Espero de coração, ler as duas obras o quanto antes!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Tanto amor por esse livro; está no topo dos melhores do ano.
    É revoltante mesmo, né? É cada pancada que Bri leva, r é lindo vê-la crescendo.
    Gosto muito da escrita da Angie, ela consegue equilibrar temas necessários dentro de uma história leve.
    E acho que ela foi mais fundo ao abordar o racismo.
    Todos precisam ler, com certeza!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Kami! ♡ Adorei a resenha, esse livro vai direto para minha lista de desejados, quero muito fazer essa leitura!
    De fato, a representatividade é algo extremamente importante, algo que precisa ser trabalhado cada vez! ♡
    Bri parece uma personagem maravilhosa e muito bem desenvolvida, é uma pena que ela aja como uma garota mimada quando contrariada, de fato, isso é bem incômodo.
    Enfim, espero fazer a leitura deste livro em breve!
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  4. Eu tentei ler O ódio que Você semeia duas vezes e infelizmente não foi. Eu fiquei triste, pois vejo tantos comentários legais dele, mas não consegui mesmo. Agora esse outro daí me interessou, está na lista já!
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  5. Kamilla!
    Bem, um livro mesmo voltado para o público jovem, mas que vem com tantos temas importantes sendo abordados, merecem crédito e uma leitura.
    Nunca li nada da autora, mas tenho muita vontade, mesmom que em alguns blogs, não tenham boas críticas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! Estou bem curiosa com esse livro, ainda mais porque o primeiro trabalho da autora já me arrebatou. Mesmo que alguns pontos da resenha tenham me deixado ressabiada, tenho certeza que será mais uma daquelas leituras da qual a gente consegue tirar várias reflexões e momentos preciosos para repensar nossas ações.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de ler é uma leitura necessária, é uma pena que a personagem irrita, passaria muita raiva com ela, não tenho paciência com personagens assim, mas fazer o quê, pelo menos é um tema que mexe com a gente e deixa pensando em quantas injustiças existe no mundo, é triste e revoltante.

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamilla,
    Conheci a escrita de Angie Thomas este ano com o livro O ódio que você semeia e foi uma leitura incrível. Então, é claro, que eu estou muito curiosa com seu novo lançamento. Bri é o retrato da realidade, talvez não exatamente da minha, mas a de muitas pessoas por aí. Ela carrega um peso que foi imposto a ela. O fato de seu pai ter sido um nome importante na indústria do hip-hop levanta aquela questão sobre legado. Este que nem sempre é algo bom ou desejado. A representatividade é o que mais me chama atenção e uma real, algo que tem caracterizado as obras da autora e amo isso. Mesmo sendo um livro voltado para um público mais jovem, os elementos abordados pela autora fazem com que essa história deva ser lida por todos e espero poder realizar esta leitura o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  9. Esse mês vi bastante resenhas desse livro, e cada vez que eu li fiquei com mais vontade de conhecer a obra e a escrita da autora.
    Achei a parte da representatividade muito importante, já que a história se passa em um bairro de periferia e não é fácil para essas pessoas lidarem com os preconceitos.
    A Bri deve ser uma ótima personagem, sempre correndo atrás do que quer, mas é uma pena que em certos momentos ela se comporta de um jeito mimado e irritante.

    ResponderExcluir
  10. Olá Kamilla!
    Eu já vi muito esse livro, não parei para ler sobre ele e conhecer a trama. Ao ler agora a resenha fiquei bem interessada pela historia. A autora soube fazer uma trama que envolvesse temas que acontece hoje em dia principalmente com pessoas que são negras. Gostei muito e pretendo ler.

    blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  11. Tem uma forte história com no livro anterior, voltado para fatos atuais. Gosto de ler sobre ser algo que não é realmente, ou o que a sociedade impõe e é importante a gente entender isso. É uma livro que quero muito ler.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kamilla
    Tenho O ódio que você semeia mas não li, em 2020 vou ler.
    Vi muitas pessoas falando desse livro e fico feliz que a autora soube mais uma vez abordar esses temas com leveza.
    Na hora da virada vai para a lista de desejos, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oiii ❤ Eu quero muito ler O ódio que você semeia e Na hora da virada, já que sempre leio resenhas falando muito bem dos livros da Angie Thomas.
    É uma pena que a Bri seja mimada e egoísta em alguns momentos, pois é bem chato quando os personagens agem dessa forma, mas a obra parece incrível mesmo com isso.
    Estou curiosa para ver como Bri vai dar a volta por cima depois da sua música ter viralizado pelo motivo errado e ver como ela vai lutar pelos seus sonhos.
    Gostei que a autora trata de temas importantes na trama.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir