20/09/2019

RESENHA: outros jeitos de usar a boca - Rupi Kaur

outros jeitos de usar a boca
Autora: Rupi Kaur
Editora: Planeta
Páginas: 208
Ano: 2017
'outros jeitos de usar a boca' é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia – e que também assina as ilustrações presentes neste volume –, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

Eu não sou muito de ler poesias, mas depois de tanto burburinho a respeito de 'outros jeitos de usar a boca' foi impossível não ficar curiosa pra saber do que se trata. E digo a vocês: foi surpreendente.

O livro é dividido em quatro partes: Dor, Amor, Ruptura e Cura. Cada um dele a autora nos apresenta textos, frases e ilustrações que faz o leitor pensar, questionar se maravilhar com cada palavra escrita. 

DOR
Nos é apresentado algumas dores que ela sofreu, em poucas palavras ela disse tanto. Foi doloroso ver e pensar que algumas coisas - ou melhor dizendo, tudo aquilo - ainda é a realidade de muita gente. Sem dúvidas foi a parte mais impactante pra mim.
AMOR
A autora nos presenteia com poemas apaixonantes, mas saindo totalmente do que estamos acostumados. Aquele amor que a gente vive com toda a intensidade que ele pede, se despe de tudo e só aproveita cada momento que ele tem a dar. Foi fascinante.

                   “você fala demais
                    ele sussurra em meus ouvidos
                    conheço jeitos melhores de usar a boca

RUPTURA
Términos acontecem e é doloroso. Os poemas dessa parte são desconcertantes e tão críveis, você sente tudo aquilo enquanto lê.

                   “você estava tão distante
                   que esqueci que você estava lá”

CURA
Essa foi a parte que mais me cativou, porque ela fala muito sobre o amor próprio e aceitação de quem nós realmente somos e não o que querem que sejamos. Que nós merecemos o melhor, mesmo passando por todas as outras fases, porque faz parte da nossa experiência como seres humanos. Sem dúvidas essa última parte acalentou meu coração e me fez pensar muito sobre muitas coisas.
Eu estava com certa expectativa, mas não esperava muito, já que não é um gênero que eu leio tanto. Mas foi incrível como as palavras me sugaram e eu não conseguia parar de ler. Chorei em algumas partes, questionei a vida e as pessoas em outras e até me identifiquei com algumas coisas que foram ditas.

Os poemas da autora são sensíveis e ao mesmo tempo devastadoras. Rupi Kaur presenteia o leitor com textos e palavras de forma tão delicada, mas que são verdades não ditas - e que muitas vezes não queremos ler/ouvir, mas precisamos fazê-lo. Se tiverem oportunidade, leiam!


16 comentários

  1. Eu amo poesias, apesar de ultimamente não estar me dedicando muito a elas. Mas é sem sombra de dúvidas um dos meus gêneros favoritos, ainda mais quando elas chegam assim, em formas de pequenos textos, sem ser preciso rima ou sentido, desde que a alma entenda.
    Aliás, acredito que escrever poesia de verdade seja isso, trazer a alma e o coração de quem a escreveu.
    Por isso, namoro este livro já tem um bom tempo. Mas só pude dar uma folheada nele :/ Aliás, a diagramação é belíssima e isso de juntar algumas ilustrações também ficou maravilhoso!!!
    Ainda lerei!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela! Eu que não sou muito próxima ao gênero me encantei demais, imagino que pra quem já gosta, vai ser ainda mais especial. As palavras dela me tocaram bastante.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá,
    Confesso que também não sou muito de ler livros de poesia, e nem tava com vontade de ler esse, mas depois da sua resenha eu fiquei empolgada! Não parece ser aquelas poesias extremamente elaboradas que as pessoas que não estão acostumadas (eu) ficam com dificuldade em ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Theresa!
      Realmente tem muitos poemas que são bem difíceis de ler e de entender. Mas esse não, é simples, mas trás grandes mensagens. Demorei muito pra ler com o pé atrás e curti bastante.
      Beijos

      Excluir
  3. Comigo foi o mesmo, fui tentada a ler esse livro por conta do burburinho que fizeram. Achei a leitura algo que mexeu comigo de diversas formas, me transmitindo mensagens. As ilustrações são bem simples e combinam com as poesias.

    ResponderExcluir
  4. Oi Kamilla,
    Também não tenho costume de ler poesias, mas li ótimas recomendações sobre este livro. Outros jeitos de usar a boca é um livro diferente, pois seu conteúdo é exposto de uma forma única e através de suas palavras consegue atingir um grande número de leitores, afinal de contas o conteúdo abordado é de interesse tanto de mulheres quanto de homens. Os quatro elementos aqui abordados refere-se a diferentes fases da vida de uma pessoa, talvez nem todo mundo passe por todas, mas com certeza, o leitor irá se identificar com alguma delas, sem falar que o livro me parece trazer em seus poemas algumas lições. No momento eu que me sentir mais aberta a experimentar este tipo de narrativa, Outros jeitos de usar a boca será livro que em que me aventurarei.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo poesia!
    Os versos da Rupi são tocantes e arrebatadores, né?
    Fico feliz que tenha gostado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! ♡ Tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora, sempre vejo falarem bem da mesma.
    Também não estou muito acostumada a ler poesias, mas é um gênero que me agrada.
    Gostei dessa dinâmica de dividir o livro em quatro partes, cada uma delas atendendo a um propósito diferente.
    Com certeza, é um livro cheio reflexões e questionamentos importantes sobre a vida, cheio de sentimentos distintos. Um livro que mexe com a gente de forma profunda.
    Muito obrigada pela indicação, vou procurar fazer essa leitura o mais rápido possível! Beijos ♡

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu gosto de alternar minhas leituras com esse tipo de livro que pode ser lido aos poucos, aliás acho que por trazer um tema forte, é necessário fazer a leitura em partes para que possamos aproveitar ainda mais todas as mensagens que a autora quer passar! Ainda não tive contato com a escrita da autora, mas o livro já está aqui na minha lista, só aguardando uma oportunidade e depois dessa resenha, acho que finalmente ela chegou.

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou uma leitora assídua de poesias. Porém estou realizando um projeto pessoal para ler uma poesia por dia. Esse livro tem sido tão alardeado que, claro, vou querer ler essas poesias. Parece que todo o livro é repleto de sentimentos. Já ouvi muita gente falando que a escrita da autora é apaixonante. Estou bem curiosa.

    ResponderExcluir
  9. Kamilla!
    Euzinha amo livros de poesias e ando bem feliz por ver que estão voltado ao mercado, porque passaram um tempo sem serem editados.
    Adorei um livro com poemas voltados exclusivamente para o mundo feminino e achei maravilhoso que os temas foram divididos e podemos apreciar cada uma das poesias, lindo mesmo!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Oiii ❤ Curto muito poesias, apesar de ser um gênero que não tenho lido muito. Sempre achei que esse livro fosse bom, mas não tanto quanto ele realmente parece ser.
    Isso de tirar delicadeza de momentos amargos me encantou, pois é algo bem difícil de se fazer.
    Gostei também dos temas que Rupi Kaur trabalhou na obra, ainda mais sobre Cura, já que não é fácil aceitar a si mesmo, desenvolver amor próprio. Acho essa mensagem tão bonita e tão necessária numa sociedade que nos faz pensar que temos que nos encaixar nos padrões para nos amarmos e sermos amados.
    As reflexões que essa obra traz parecem incríveis e sinto que preciso conhecê-las.
    Obrigada por essa resenha maravilhosa, esse é um livro que estou precisando mesmo ler.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  11. Então, também é o tipo de livro que me deixa com um pé atrás porque poesia não é lá muito o meu gênero. Por outro lado, o livro vai além da poesia por trazer essas mensagens que precisam ser lidas, ainda que não sejam fáceis de digerir. Pretendo fazer a leitura em breve, já que a maioria das pessoas que vi falar sobre ele, recomendou.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kamilla
    Gosto de poesias, mas depois da escola não li com frequência, aliás raramente eu leio.
    Comprei esse livro já tem uns 4 meses e ainda não li, não que não tenha vontade e sim pelas emoções que irá causar em mim, dei uma folheada e gostei das ilustrações.
    Passei umas leituras na frente, mas estava pensando em ler e agora que li sua resenha vou ler ele dentro de alguns dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    É verdade, também ouvi falar bastante desse livro e li algumas resenhas, cada uma super positivas e maravilhosas. Eu desejo muito ler ele, já que adoro bastante poema, versos neles vejo uma forma de mostra o amor, dor, arrependimento e assim sucessivamente. Espero ler logo!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  14. Não sou fã de poesias, devido a compreensão, a maioria das vezes não entendo bulhufas de nada rs. Mas esse livro deu o que falar, que até desperta uma certa curiosidade em conferir e lendo a resenha, parece que agrada e muito, quando mexe com as nossas emoções nos conquista e os temas que são abordados, além de ver muito por aí parece que a autora se superou e conseguiu surpreender é difícil isso.

    ResponderExcluir