02/08/2019

RESENHA: Enterre Seus Mortos - Ana Paula Maia

Enterre Seus Mortos
Autora: Ana Paula Maia
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 134
Ano: 2018
Edgar Wilson é “um homem simples que executa tarefas”. Trabalha no órgão responsável por recolher animais mortos em estradas e levá-los para um depósito onde são triturados num grande moedor. Seu colega de profissão, Tomás, é um ex-padre excomungado pela Igreja Católica que distribui extrema unção aos moribundos vítimas de acidentes fatais que cruzam seu caminho. A rotina de Edgar Wilson, absurda em sua pacatez, é alterada quando ele se depara com o corpo de uma mulher enforcada dentro da mata. Quando descobre que a polícia não possui recursos para recolhê-lo — o rabecão está quebrado —, o funcionário é incapaz de deixá-lo à mercê dos abutres e decide rebocar o cadáver clandestinamente até o depósito, onde o guarda num velho freezer, à espera de um policial que, quando chega, não pode resolver a situação. Nos próximos dias, o improvisado esquife receberá ainda outro achado de Wilson, o lacônico herói deste desolador romance kafkiano: desta vez o corpo de um homem. Habituados a conviver com a brutalidade, Edgar e Tomás não se abalam diante da morte, mas conhecem a fronteira, pela qual transitam diariamente, entre o bem e o mal, o homem e o animal. Enquanto Tomás se empenha em salvar a alma, Edgar se preocupa com a carcaça daqueles que cruzam seu caminho. Por isso, os dois decidem dar um fim digno àqueles infelizes cadáveres. Em sua tentativa de devolvê-los ao curso da normalidade, palavra fugidia no universo que Ana Paula Maia constrói magistralmente, os dois removedores de animais mortos conhecerão o insalubre destino de seus semelhantes. Com uma linguagem seca, que mimetiza as estradas pelas quais o romance se desenrola, a autora faz brotar questões existenciais de difícil resolução. O resultado é uma inusitada mescla de romance filosófico e faroeste que revela o poderoso projeto literário de Maia.
Sem dúvidas quero ler mais obras da autora!

Edgar Wilson é um homem simples, do interior e que trabalha na empresa responsável por recolher animais mortos das estradas para levá-los para o depósito onde são triturados. Sua vida basicamente se resume a trabalhar, tomar uma cerveja de vez em quando com os colegas e dormir em seu quartinho alugado. Ele gosta do jeito que está, mas tem seus questionamentos, sobre a vida e morte. Nosso protagonista não tem muitos amigos, só os colegas que trabalham com ele, um deles é o Tomás que é um padre excomungado, mas que sente dentro de si a vocação e o dever de salvar as almas.

Mas as vidas desses dois homens mudam completamente quando encontram o corpo de uma mulher enforcada na mata e como a polícia não está com meios de recolher os corpos, Edgar Wilson resolve levar ao depósito e deixá-la no freezer...
“– Eu não sei, Edgar. Dar a extrema-unção é uma coisa, mas ser responsável pelos cadáveres é bem diferente.”
Enterre Seus Mortos é um livro diferente de tudo que eu já li, a autora Ana Paula Maia tem uma narrativa clara, objetiva e seca. Aborda de maneira sucinta temas importantes que é a vida e a nossa relação com a morte. Para o Edgar Wilson a morte faz parte da sua vida, lida com ela diariamente, mas para nós leitores não.

Após encontrar o corpo da mulher e a polícia simplesmente não fazer nada, eles acabam encontrando um outro  corpo, dessa vez de um homem. Então o Edgar Wilson com a ajuda do Tomás resolvem ir ao IML levar os corpos que foram esquecidos, mas acabam encontrando outras faces dos seres humanos...
“Tomás tem esse poder confortador diante da morte, diante das piores noticias e sabe disso. Não é um homem santo de paróquia, mas um homem de dores, um santo das estradas, disponível para Deus e para os homens e servindo da maneira que melhor sabe: vivendo no encalço da morte.”
A trama me deixou muito desconfortável por inúmeros temas, a vida, a morte, o descaso para com o outro. A autora apresenta essa realidade dura sem rodeios, de forma que às vezes tive que parar der ler a obra pra absorver o que estava acontecendo. Enterre Seus Mortos apresenta o isolamento e esquecimento da região também, mas sem dúvidas o que mais me deixou desconfortável foi a brutalidade do ser humano e o egoísmo. 

Ana Paula Maia faz o leitor imergir dentro daquela fatídica realidade, sentir a impotência dos personagens, nos faz ter até reflexões e questionamentos sobre fé e religião. Esse foi o meu primeiro contato com a autora, não me senti totalmente envolvida esse tipo de narrativa mais seca, mas foi o suficiente pra me cativar e querer conhecer mais obras dela.


15 comentários

  1. Não parece ser o tipo de livro q eu gosto, mas seria uma série de tv q eu seria viciada! Eu vi q vc citou o IML, então a história se passa no Brasil? Isso sim me interessou no livro.
    Eu nunca tinha ouvido falar dessa autora, acabei pesquisando aqui sobre ela e parece q o livros dela são todos nesse estilo desse aqui da resenha. Um q me interessou muito foi "De Gados e Homens" parece "mais leve" se é q é possível chamar de leve kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Oiii ❤ Que trama original! Nunca li nada do tipo, mas fiquei curiosa pra saber mais sobre a história e sobre a escrita da autora.
    Legal a escritora abordar a relação do ser humano com a morte, esse é um tema que não vejo sendo muito abordado de forma tão direta.
    Realmente parece um livro bom, mas difícil de se ler pelos temas abordados, pela forma da autora de mostrar a realidade sem rodeios.
    Gosto de livros que trazem reflexões importantes, e achei legal que em Enterre seus mortos, temos reflexões sobre fé e religião.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  3. Este é sem sombra de dúvidas um livro que me agradaria. Sei lá, pode soar como insano(e é),mas tenho uma relação de extremo respeito com a morte e isso se estende aos mortos. Falo disso aqui em casa e todo mundo me olha torto. Mas é assim.rs
    E mesmo sem conhecer o trabalho da autora(viva nossa literatura nacional) este é um dos livros que mais quero ler e isso já tem muito tempo), por trazer não só a relação entre a vida e a morte, mas também acredito que isso da religião, fé e respeito com quem já se foi.
    Com certeza ainda lerei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu consigo visualizar muito as cenas, e logo de cara, a sua primeira frase, já me deixou tonta. kkkkkkkk
    Achei muito interessante utilizar o tema morte nesse aspecto, onde mostra como os mortos são tratados. E como em lugares tão distantes as coisas são vistas muitas vezes, de forma tão diferente de grandes centros.

    ResponderExcluir
  5. Olá! ♡ A primeira coisa que chamou minha atenção sobre esse livro foi o título, fiquei ansiosa para descobrir seu significado.
    Achei interessante os assuntos que a autora aborda no livro, de fato, não estamos acostumados a ver muitos livros que tratem da morte, geralmente esse tipo de livro não me interessa muito, mas Enterre Seus Mortos me interessou, pelo fato de que nunca li nada parecido e acredito que essa leitura pode realmente funcionar para mim.
    Esse parece ser um livro mais denso, pois a autora relata a realidade da maneira que ela é, gosto de livros assim, apesar de que nesse tipo de livro em certos momentos a sua leitura se prova bem pesada e precisamos parar um pouco para retomar o fôlego.
    Obrigada pela indicação, fiquei intrigada para conhecer a escrita da autora.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  6. Que título mais macabro e instigante. Me lembrei em uma aula que tive de teatro. O professor fez uma apresentação - envolvendo morte de um ente querido - super triste e pesada e eu chorei demais. Pela resenha parece que se eu pegar pra ler vou chorar também.
    Me lembrou um pouco Vidas Secas. Por falar da morte de forma tão dura e o descaso que diversas pessoas passam. Acredito que tenha tido una inspiração. Não é demérito, na verdade, é uma coisa maravilhosa.
    Se eu ver esse livro por aí com certeza vou comprar. Obrigada pelas suas conaiderações. ❤

    ResponderExcluir
  7. Bem diferente esse livro pelo menos para mim, achei curioso e ao mesmo tempo uma leitura que deixa uma angustia, fiquei imaginando as coisas que devem acontecer com os mortos o ser humano é capaz de tanta coisa com os vivos imagina com quem já se foi. Morte mexe muito com as minhas emoções é tão triste fico imaginando com o autor lidou com ela nesse livro.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, é a primeira vez que vejo esse livro.
    Interessante essa narrativa diferente; mas também não sei se me sentiria cativada por algo mais seco.
    Mas as reflexões são sempre bem-vindas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Kamilla!
    Com cenas extremamente fortes e gráficas, essa obra exige pulso firme por parte do leitor, principalmente se este não tem costume de ler o gênero. Gosto da forma com a qual Maia aborda o contato do protagonista com a morte, que se torna peculiar considerando a profissão do mesmo. Ademais, é necessário parabenizar Ana pela pesquisa feita acerca do tema, algo que sem sombra de dúvidas dá profundidade à história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto esse livro em alguns blogs, mas ainda não tive contato com a escrita da autora. Parece ser uma trama que realmente consegue mexer com o leitor. O próprio personagem carrega parece carregar uma angústia e as situações parecem intensificar seus sentimentos. O tema morte por si só já é pesado, mas as situações enfrentadas pela região faz de tudo ainda mais cruel. Quero ler.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Confesso que não conhecia o livro e durante a resenha a sensação que tive não foi das melhores, essa é aquele tipo de leitura que incomoda, que definitivamente nos tira da nossa zona de conforto e nos mostra uma realidade até que não tão surreal assim e mais próximo da nossa, do que gostaríamos de admitir.

    ResponderExcluir
  12. Olá!! Não conhecia o autor ,... nem o livro ainda hahaha Mas a capa é maravilhosa e sinceramente eu gosto de livros que lidam com vida e morte, e mais do que isso, livros que lidam com coisas que são dificeis de engolir, e que fazem vc ter que parar para respirar um pouco pra digerir o que foi lido. Amor Amargo foi assim pra mim, por exemplo.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas é uma leitura mordaz, personagens bem escritos, história bastante reflexiva.
    Quero poder ler e saber mais sobre a autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Um livro em tanto em.. Eu não conhecia a autora e nem suas obras, depois de terminar de responde aqui irei procurar. Esse é um livro muito interessante, vejo que a autora colocou uma realidade bastante dura na trama. Fiquei bastante interessada em ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Confesso que não conhecia esse livro, mas a premissa me agradou bastante.
    De início eu pensei que seria apenas um suspense policial, mas deu para perceber que a autora aborda temas bem importantes durante a trama. Me pareceu ser uma história digna de uma adaptação.

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir