19/07/2019

Resenha: Especial - Ryan O'Connell

Especial
Autor: Ryan O'Connell
Editora: Galera Record
Páginas: 224
Ano: 2019
Indicação Etária: +16
O livro que deu origem à série Special, da Netflix.
Como se os desafios de ser um jovem gay com paralisia cerebral não fossem o bastante, Ryan O’Connell viveu todos os clichês de um Millennial. Ele passou a segunda década de sua vida estagiando para divas delirantes, engolindo todos os remédios que conseguia encontrar pelo caminho e tentando achar o amor verdadeiro — coff coff — no Grindr. Mas depois de tanta tentativa e erro, Ryan pode dizer, com propriedade, que mancou elegantemente todo o caminho para a vida adulta. Especial, seu (hilário) relato autobiográfico, é uma reflexão sobre o mundo cruel que espera jovens de vinte e poucos anos superprotegidos pelos pais e uma lição de como encontrar a si mesmo em meio às disputas por likes e seguidores.
Me senti cativada pela história do Ryan desde a primeira página!

Ryan O'Cannell é um jovem que conta sua vida, suas desventuras e desafios de ser um homem gay com paralisia cerebral. Por conta da paralisia ele anda mancando, tem problemas de coordenação motora e as coisas só ficam mais difíceis quando ele é atropelado e perde o movimento de uma das mãos. Mas não pensem que o Ryan é um coitadinho ou especial por causa disso, ele é bem mais que as dificuldades que passa.

Especial é uma obra autobiográfica, onde o Ryan apresenta a história de sua vida no decorrer dos seus vinte e tantos anos. Suas descobertas, medos, conquistas, revelações e críticas.
“Mande as suas inseguranças darem o fora e simplesmente aceite que nosso legado pode ser um pouco não sofisticado. Assim que fizer isso, pode parar de se preocupar em ser a pessoa que o mundo espera que seja e começar a descobrir quem, de fato, é.”
Ryan nos relata sua jornada de forma divertida, cômica, real e às vezes bem desbocado. A narrativa do livro é praticamente uma conversa entre o escritor e o leitor, o que deixa a leitura bem dinâmica e rápida.

Apesar de todas as limitações ele é um jovem comum, que adora beber (e aprendeu algumas coisas em relação as bebidas), adora se divertir, sexo, aplicativos de namoro, que quebra a cara e teve amizades tóxicas. Em alguns momentos é impossível não se identificar com ele, principalmente em relação as críticas feitas pra ele mesmo e pra toda a geração Millennial.
“É o que acontece quando você ainda não sabe quem é: você deixa outra pessoa decidir.”
De forma humorada e simples o autor aborda que a geração vem a muito tempo se tornando dependente das redes sociais, de likes, de divulgar tudo o que faz e esquece dos prazeres da vida, de viver mesmo. Além disso, ele fala sobre como a nossa geração foi criada em uma bolha pelo nossos pais, que sempre tentaram nos proteger de tudo e/ou fizeram de um tudo para que tivéssemos experiências melhores do que as deles e consequentemente nos tornaram dependentes e um pouco narcisistas. São críticas muito válidas e bem construídas que todos deveriam ler.
A obra não é um livro que foca nas dificuldades do Ryan com a paralisia cerebral ou por ele ser gay, claro que isso faz parte dele e é abordado no livro, mas somos presenteados com as suas descobertas, autoconhecimento e amadurecimento de uma pessoa que passou por dificuldades como todos nós como o primeiro amor, amizades, empregos, vícios. Ele é especial, não pelas deficiências, mas por vencer cada batalha e dificuldade que a vida colocou em seu caminho.
“Não dar a mínima para a possibilidade de parecer estúpido é, na verdade, a decisão mais acertada que alguém pode tomar.”
Sem dúvidas Especial é uma obra que me fez bem, me fez querer ser amiga do Ryan, refletir e até querer ser melhor. Muitas das vivências que ele passou não faz parte da nossa realidade, mas há partes, frases ou pensamentos dele que me identifiquei bastante.

Ryan O'Connel apresentou sua história de maneira simples, leve, divertida e que me cativou já nas primeiras páginas. Especial é um livro curto, com uma narrativa fluída e informal (tem palavrões e relatos da vida sexual dele), mas que trás grandes lições e reflexões sobre o próprio Ryan e talvez até pra nós mesmos.
~~~
Curiosidade 1: Os millennials, também conhecidos como a geração Y, são aqueles nascidos entre 1979 e 1995.
Curiosidade 2: Há uma série pela Netflix, Special. A série foi inspirada nesse livro e é protagonizado pelo próprio Ryan.


15 comentários

  1. Eu preciso tanto deste livro! rs
    Eu vi a série na Tv já tem um tempinho e confesso que nem fazia ideia do livro. Aí, quando vi o livro fiquei maluca para conferir, pois há muita diferença entre um e outro e não, isso não é ruim de forma alguma(Particularmente eu até gosto disso)
    Não é somente sobre ser gay, é sobre ser Especial..rs E com um humor gostoso, leve, por vezes, dolorido,mas maravilhoso(eu falo da série) rs
    Lerei com certeza!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Acho muito produtivo um livro assim. Às vezes a gente acha nossa vida difícil, e conhecer alguém que teria tudo para reclamar e vive muito bem sua vida, é um jorro de esperança. Quero muito conhecer a vida do Ryan tanto no livro como na série da Netflix. Com certeza é um livro muito especial.

    ResponderExcluir
  3. Olá Kamilla!
    A obra sem sombra de dúvidas chama atenção pelos temas que discorre, ainda que O'Connel tenha optado por não se aprofundar acerca da paralisia e da homossexualidade (algo um pouco decepcionante, considerando que a sinopse vende o livro em cima de disso). Todavia, o livro não deixa de ser interessante e pertinente, sendo que as críticas que o autor faz ao longo do relato causam uma boa reflexão, principalmente para os jovens, que provavelmente se identificam rapidamente com a história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ah, esse livro parece ter o título perfeito!
    Já tenho interesse por conta da contracapa, mas sua resenha só aumentou minha vontade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! ♡ Acho que é difícil ler o livro e não se identificar com Ryan, já que o livro trata de coisas que afetam não só o personagem principal como também a nossa geração.
    De fato, temos muito o que aprender com Ryan, esse livro de fato, parece nos fazer refletir, pensar sobre a nossa vida e nos faz querer melhorar.
    Gostei bastante da premissa, vou querer ler com certeza! Obrigada pela indicação!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  6. Oiii ❤ A história de Ryan parece tão inspiradora, do tipo que traz reflexões que nos fazem pensar em nossa própria vida.
    Gosto que a história parece não se tratar apenas dos obstáculos que ele enfrenta, mas da vida de alguém que superou muita coisa e apenas quer ter uma vida normal.
    Acho importante o livro falar sobre essa geração das redes sociais, likes, aparências em que vivemos. Muitas pessoas realmente estão mais preocupadas com tudo isso do que com a vida real fora das telas.
    Fico animada em saber que tem a série do livro.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  7. Conheci recentemente este livro e fiquei com vontade de ler, nunca li nenhuma obra que tenha personagens com paralisia cerebral.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Fiquei de olho nesse livro, depois de uma indicação, pois o enredo me pareceu bem diferente, não teve como não simpatizar de cara com esse protagonista tão singular. Alias já fui atrás também da série e pretendo assistir em breve, assim que conseguir realizar a leitura do livro.

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha visto que iria lançar a série na netflix, mas não dei muita bola.
    Só que agora eu quero muito assistir a série e ler esse livro! Parece ser muito bom, bem diferente do que eu estou acostumada.

    ResponderExcluir
  10. Deve ser uma história muito interessante, uma lição de vida, impressionante pelo que o personagem passa, e mesmo assim leva a vida numa boa, gostei que ele não fica se lamentando, vai em frente vivendo a vida apesar de tudo, curtindo e fazendo tudo que os outros fazem. Gostaria de ler o livro e assistir a série.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kamilla
    Estou apaixonada pelo enredo não vejo a hora de poder ler e depois assistir a série.
    No livro poderia ter se aprofundado mais nos temas abordados, mas trás uma estória fascinante.
    Apesar de fazer parte da geração Y eu também tenho um pezinho lá na geração X.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Achei genial a forma como o autor nos apresenta sua história. Tem tudo para focar nas dificuldades de sua sexualidade e nas deficiências, mas mostra que é uma pessoa como qualquer um, com suas dificuldades e alegrias. Que legal a série da netflix ser estrelada pelo próprio Ryan.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adorei o livro, tem uma premissa muito maravilhosa, me fez ter uma curiosidade enorme pela trama e principalmente pelo personagem. Eu não conhecia a serie mas agora irei procurar para ver.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  14. Nossa, não conhecia ainda~nem o livro, mas parece interessante! A crítica relativa à redes sociais e o valor que a gente dá a isso é muito bem válido, mas ao mesmo tempo não consigo deixar de sentir uqe esse tipo de comportamento vem da necessidade de parecer diferentãom sabe?

    ResponderExcluir
  15. Li uma resenha dele ontem e agora lendo a sua fiquei com muita vontade de ler mesmo!
    Parece ser um livro sensacional!
    O autor tem uma história impactante e é bem pra frente, interessado em viver!
    Realmente essa geração foi criada numa bolha, ao ponto de ficar mal se não tiver muitos seguidores, etc. Algo que nos prejudica muito e que na realidade, nem faz tanta diferença assim.
    bjs

    ResponderExcluir