26/07/2019

RESENHA: Animais Fantásticos e Onde Habitam (O Roteiro Original) - J. K. Rowling

Animais Fantásticos e Onde Habitam - O Roteiro Original
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 304
Ano: 2017
Descubra uma nova era de magia com Animais fantásticos e onde habitam – O roteiro original, edição impressa do roteiro do filme Animais fantásticos e onde habitam que a Editora Rocco lança em português como parte do novo programa de publicação do Mundo Bruxo de J.K. Rowling. Inspirado no livro-texto de Hogwarts escrito pelo personagem Newt Scamander, Animais fantásticos e onde habitam – O roteiro original é uma aventura nova e emocionante que apresenta uma variedade de personagens e criaturas mágicas. Sucesso de crítica e público e ganhador do Oscar de Melhor Figurino, Animais fantásticos e onde habitam é o primeiro de uma franquia de cinco filmes e marca a estreia como roteirista para o cinema da autora da adorada série Harry Potter. O livro chega às prateleiras em edição de luxo, com capa dura, sobrecapa em papel couché e miolo em papel off-white.
Parecia que eu estava lendo o filme!

Animais Fantásticos e Onde Habitam é o roteiro original do filme que ganhou as telonas em 2016 e foi estrelado pelo Eddie Redmayne, que interpretou o Newt.

A história se passa em Nova York de 1920, e como bem sabemos os não-majis (trouxas) não sabem da existência do mundo bruxo, principalmente porque o MACUSA (Ministério da Magia dos Estados Unidos) proíbe veemente. Só que há uma força mágica e misteriosa que está devastando a cidade e está não só colocando em risco o anonimato do mundo bruxo, como também a vida dos não-majis.

O Newt Scamander desembarca em NY com seus animais fantásticos dentro de sua maleta e alguns acabam fugindo, ele então entra numa aventura pra recuperá-los. Em meio a essa loucura de tentar recuperar, conhece o não-maji Jacob e as bruxas Tina e sua irmã Queenie e eles juntam vão tentar reaver os animais e desvendar o que é a misteriosa força que está na cidade.
NEWT: Preciso ir andando, achar todos que fugiram, antes que eles se machuquem.
JACOB: Antes que eles se machuquem?
NEWT: Sim, Sr.Kowalski. Veja bem, no momento eles estão em terreno desconhecido, cercados por milhões das criaturas mais cruéis do planeta. (uma pausa) Os humanos.”
Quando comecei a ler fiquei receosa de não entender bem, já que faz tempo que assisti o filme, mas a medida que fui lendo, relembrei das cenas e deixou a obra ainda mais vívida.

Essa foi a minha primeira experiência lendo um roteiro e fiquei fascinada, a sensação é que realmente eu estava lendo o filme. Somos apresentados e ambientados a NY de 1920, a legislação do mundo bruxo da época e obviamente alguns dos animais fantásticos do Newt, além de personagens incríveis desde não-majis, bruxo e até Legilimente (que lê mentes).

O mistério que ronda a trama, essa força misteriosa que vem devastando a cidade, tem sua importância. Mas não tenho como falar, porque seria spoiler, só sabe-se que o MACUSA está fazendo o máximo pra tentar solucionar o caso e parar essa força, no entanto há quem ache que isso seja coisa do terrível bruxo das trevas, Grindelwald. Será mesmo? O importante é que isso serve pra apresentar esse bruxo por meios dos comentários sobre.

A obra nos apresenta personagens maravilhosos, o Newt é um cara tímido, de um coração incrível e que ama os animais fantásticos dele e a Tina é uma bruxa incrível e acaba sempre fazendo o certo, ela e sua irmã são personagens adoráveis. Mas o que mais me cativou foi o Não-Maji, Jacob, que deixava as cenas ainda melhores com sua presença, sempre representando os trouxas da melhor maneira e nos presenteando com cenas engraçadas.
Animais Fantásticos e Onde Habitam - O Roteiro Original tem uma edição maravilhosa, em capa dura com direito a uma jacket linda, diagramação impecável e além disso possui inúmeras ilustrações incríveis dos animais fantásticos.

A sensação após finalizar a leitura foi nostalgia, me deu vontade de assistir ao filme novamente. Pra quem gosta do universo mágico criado pela J.K. Rowling vai se apaixonar ainda mais após a leitura desse roteiro. Recomendo!


15 comentários

  1. Só de ler a resenha já vem aquela vontade incrível de rever o filme. Aliás, os dois que já foram lançados..rs
    A relação de Newt com os animais é algo que vai além do nosso entendimento. É carinho, respeito, cuidado e isso é maravilhoso.
    E a inserção do personagem trouxa no enredo é o que dá aquele ar de bom humor. E pelo que li acima, isso é super mantido nos livros.
    Com certeza, quero demais poder conferir este livro, que tem uma capa linda e se pah, rever os filmes também! rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti a esse filme e fiquei apaixonada. Agora, ler o roteiro, me dá um certo receio. Sei que ele mostra bem o filme mas fico achando que vai perder um pouco de toda aquela magia.
    Achei a capa linda e ter ilustrações também valoriza mais ainda a edição. Deve ser ótimo para colecionador.

    ResponderExcluir
  3. Olá! ♡ Eu sou completamente apaixonada pelos dois filmes lançados até agora dessa franquia!
    Eu não sabia da existência desse livro, mas sempre que via o filme eu pensava que o mesmo podia ter um livro e agora sei que esse livro de fato existe, eu adorei saber!♡ Vou querer ter esse livro na estante, com certeza.
    Eu amo o Newt e a Tina, ambos são personagens muito bem construídos e que conquistaram um espaço no meu coração.
    Deve ser ótima a sensação de ir lendo o livro e ir passando as cenas do filme na cabeça.
    Obrigada pela indicação, vou querer ler com certeza!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu amo esse mundo tão fantástico que a JK criou, mas confesso que tenho certo receio quanto a esse livro, justamente por trazer uma leitura bem diferente da que eu estou acostumada. Em contrapartida essa edição está tão linda e “caprichosa” que todos os receios acabam indo por água abaixo, só para ter o livro aqui, na minha estante, (risos). Brincadeiras a parte, eu sou muito fã de HP, por isso, ter a oportunidade de acompanhar um pouco mais sobre esse mundo é sempre muito válido.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kamilla
    Acho a J. K. Rowling uma escritora incrível. A forma como ela conseguiu criar todo um universo sempre me deixa fascinada.
    Amo Harry Potter como todas as minhas forças e acho que vou consumir sempre qualquer coisa relacionada ao mundo bruxo da J.K. Rowling.
    Gosto muito do filme de Animais Fantásticos

    ResponderExcluir
  6. Olá Kamilla!
    Obviamente todo potterhead quer agarrar a oportunidade de explorar mais o vasto universo criado por J. K. Rowling após terminar a série, e esse roteiro parece ser perfeito tanto para sabermos mais sobre essas excêntricas criaturas quanto para matar a saudade do mundo bruxo. Confesso que acho o roteiro pobre no que se refere à parte descritiva, se formos comparar com as obras magnas da autora, contudo não deixa de ser um bom entretenimento para os fãs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Essa edição é belíssima. Estou lendo e gostando muito realmente parece que estamos dentro do filme, não tinha tido essa experiência ainda. Assisti o filme e fico com saudades durante a leitura e imaginando as cenas quando leio as falas. O Newt é maravilhoso também adorei o Jacob esse personagem é uma sensação me divirto muito com ele.

    ResponderExcluir
  8. Que legal esse livro. Estou lendo o sexto livro da série do Harry Potter e esse universo é tão incrível e fascinante. Esse formato de roteiro assusta mesmo, mas fiquei curioso. Também adorei o Jacob do filme. Queria ver as ilustrações.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kamilla
    Assisti o filme é lendo sua resenha deu vontade de ver novamente.
    O livro é lindo, que capa maravilhosa com esse tom de azul e letras douradas.
    Como fã de HP claro que quero muito o livro, mas em comparação com a outra saga poderia ser mais profundo.
    Newt é um personagem amoroso com os animais e faz de tudo para protegê-los.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Comprei este livro logo quando foi lançado, contudo ainda não li, por causa do mesmo receio que você tinha, eu tenho medo de não entender muito bem. Vou "tomar vergonha" e ler logo rsrs.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu me lembro de ter visto o filme e adorado bastante. Não li o livro mas com certeza será uma experiência bem maravilhosa e poder viver mais na trama. Eu espero ter a oportunidade de ler, já que não sou muito dessa de assistir e depois ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  12. Oiii ❤ Quero muito ler esse roteiro, já que assisti tanto o primeiro filme quanto o segundo de Os Animais Fantásticos e Onde Habitam e fiquei encantada pela história.
    Achei os filmes maravilhosos, tramas muito bem pensadas e personagem maravilhosos. Desde o primeiro momento fiquei apaixonada por Newt, ele é tão preocupado em cuidar dos animais que passa poucas e boas por causa deles, mas nunca desiste de vê-los bem. Ele é muito fofo ❤
    Jacob, Tina e Queenie são incríveis também, só acrescentam pra deixar os filmes ainda melhores.
    Não vejo a hora de o terceiro filme ser lançado. Espero que Newt e Tina se acertem de uma vez.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamilla,
    Nunca li um roteiro de um filme ou um livro baseado na adaptação, mas se tem algum que eu gostaria de ler é Animais Fantásticos e Onde Habitam. Harry Potter é uma de minhas histórias favoritas e ver o quando o universo ainda pode ser explorado é maravilhoso. A história é maravilhosa (digo isso pela adaptação) e trás mistério e magia na dose certa, unindo elementos e inserindo bem o telespectador na ambientação proposta. Pela sua resenha, percebo que o livro segue essa linha e o fato de já se ter as imagens visualizadas (isso para quem assistir ao filme antes da leitura) deve trazer uma sensação maravilhosa para a imaginação. Achei essa edição maravilhosa e digna de uma obra que carregue o nome de J. K. Rowling.

    ResponderExcluir
  14. Meu lado consumista e colecionadora grita por esse livro, mas ao mesmo tempo acho que eu não teria saco de ler um roteiro! Se fosse daptado, talvez! Mas enfim, eu aaaamo HP (cresci com ele) e amei mais ainda Animais Fantásticos, entao é um livor que está nos meus desejados já há algum tempo

    ResponderExcluir
  15. Essa edição é linda mesmo!
    Eu li no kindle e até gostei, mas claro que não se compara aos livros de HP.
    Quero muito assistir Animais fantásticos 2 e ler o roteiro também.
    bjs

    ResponderExcluir