24/05/2019

RESENHA: Vergonha - Brittainy C. Cherry

Vergonha
Autora: Brittainy C. Cherry
Editora: Record
Páginas: 420
Ano: 2019
Um amor inesperado que surge de forma inusitada e arrebata a vida de Grace Harris. Grace Harris está perdida e sozinha em sua casa em Atlanta depois que o homem que ela pensou que ficaria a seu lado pelo resto da vida traiu sua confiança, partiu seu coração e saiu de casa, deixando seu casamento em suspenso. Grace resolve, então, passar o verão com a família em Chester, sua cidade natal, para respirar, dar um tempo de tudo. Sua vida está uma bagunça e o que ela precisa no momento é de um pouco de gentileza e compaixão.
Por incrível que pareça, Grace encontra isso na pessoa mais improvável de todas: Jackson Emery, a ovelha negra da cidade. Conhecido como a erva daninha de Chester, ele é sinônimo de encrenca, e não faz nada para mudar essa imagem. Tendo perdido na infncia o que havia de mais valioso na vida, Jackson se tornou um homem amargurado e não dá a mínima para o que pensam dele. Os caminhos de Grace e Jackson acabam se cruzando de um jeito inusitado e a tristeza profunda que carregam atrai os dois como ímã. Ambos sabem que não foram feitos um para o outro, mas, como tudo vai acabar mesmo com o fim do verão, resolvem deixar rolar e se entregar a uma diversão passageira.
Porém, o que Grace não imaginava é que seu coração, já destroçado, seria obrigado a aprender que certos relacionamentos são capazes de causar dores muito profundas, e que é sempre preciso fazer uma escolha.
Eu quero ler tudo da Brittainy C. Cherry!

Grace Harris está se sentindo completamente perdida, descobrira que seu amado marido a traiu e agora estão se separando. Isso a corrói e machuca de todas as formas, afinal ele era o homem que ele ficaria do seu lado pro resto da vida... Como seu novo apartamento só vai ficar pronto em alguns meses, ela decide voltar pra sua cidade natal: Chester. Achou que conseguiria lidar com tudo que está passando, mas as pessoas são bem cruéis e sensíveis, ainda mais quando usam Deus pra justificar suas ações e ela tem de aceitar alguns 'comentários' porque faz parte da família mais tradicional da cidade, afinal é filha do pastor. Ela se sente ainda mais perdida, precisando de acolhimento, gentiliza e compaixão.

Jackson Emery é cara durão e aparentemente grosseiro, bastante conhecido em Chester como a Ovelha Negra da cidade. Seu pai é alcoólatra por conta de alguns acontecimentos do passado, muitas vezes o Jackson tem que intervir porque a população de Chester não é muito receptiva com eles e mais uma vez justificam suas ações em Deus pra humilhar e difamar.

Em meio a tudo isso, o caminho de Jackson e Grace se cruzam, a princípio são completamente diferentes, um o contrário do outro. Mas ao passar do tempo acabam descobrindo que tem várias coisas em comum e encontram um no outro o que estavam precisando. Só que as coisas não são fáceis...
“Às vezes, tudo que uma pessoa precisava era de alguém para ouvir as batidas vacilantes de seu coração.”
Eu realmente não sabia o que esperar, devo admitir que tinha um certo receio com as obras da Brittainy C. Cherry porque falam muito a respeito de seus livros. Mas fiquei totalmente encantada com a narrativa, história e personagens.

Vergonha me despertou inúmeros sentimentos no decorrer da leitura, senti aflição, tristeza, ódio, empatia, compaixão e amor. A Grace sempre viveu muito em função das pessoas a sua volta, sempre fazia o que era esperado e se moldava, tanto que ela nem sabe o que ela quer e deseja de verdade sobre coisas pequenas. O término do casamento foi doloroso de acompanhar, porque dava pra sentir o quanto desolada ela estava, mas foi incrível ela percebendo que era bem mais que uma relação.

O Jackson sofreu muito com a falta da mãe que falecera, o pai alcoólatra, mas principalmente com a população de Chester. Ele é um rapaz incrível, que as pessoas não querem conhecer por puro preconceito e ignorância, por conta disso aprendeu a não se importar, é melhor do que deixar aquilo o atingir. 
“Moradores de cidade pequena com sua mente de cidade pequena.”
O ponto que mais me irritou na obra foi a população de Chester, eles justificavam intolerância, preconceito e ódio usando o nome de Deus. Eles eram cruéis, não paravam pra pensar de como aquelas palavras machucariam os outros. Me dava vontade de entrar no livro e dá um esporro em todos, incluindo a própria mãe da Grace que não tinha o mínimo de empatia com a dor da filha. Só que ao mesmo tempo que me irritou, foi um ponto positivo pra obra, porque fica a reflexão sobre esses comportamentos e nos faz refletir sobre quem somos e as coisas que falamos.

Fiquei completamente apaixonada pela evolução da relação entre os protagonistas, já que encontram um no outro a força pra seguir aqueles dias ruins e difíceis. No início era amizade que foi evoluindo por um sentimento mais intenso e lindo, o amor. Além desses personagens, destaco a irmã mais nova da Grace e uma amiga de infância e o tio do Jackson que se mostraram pessoas incríveis, apoiaram e acolheram nossos protagonistas quando precisaram.
“As pessoas não precisam de gentileza, elas precisam de verdade. Acho ridículo que um cara tenha esse tipo de poder sobre você. Tenha um pouco de amor próprio. É loucura dar o controle total das suas emoções para alguém que não está nem aí para você.”
A trama ainda nos reserva algumas surpresas que abalam a relação dos dois, foi surpreendente pra mim e não sei dizer se gostei ou não, foi condizente com o livro, mas o mais importante disso foi que mostrou, no fim das contas, o poder do perdão.

Vergonha é uma obra incrível, Brittainy C. Cherry te conquistas nas primeiras páginas com uma narrativa viciante, personagens bem construídos e reais. Vale muito a pena!
“Você não está sofrendo por causa de alguns percalços. Você não é um fracasso por causa de alguns erros. Você é um ser humano. Você está crescendo, aprendendo, se desenvolvendo e isso é extraordinário. Você. É. Uma. Pessoa. Extraordinária.” (trecho dos agradecimentos da autora)


12 comentários

  1. Um dos livros mais desejados por mim nos últimos dias!
    Amo as letras da autora e mesmo tendo pensado que era um livro mais hot, a autora parece que surpreendeu a todos novamente.
    Trazendo não somente personagens beirando a realidade, mas também dando um jeitinho único de incluir isso das cidades pequenas, que sempre tentam justificar seus erros em nome da Igreja ou pior ainda, de Deus!
    Mas espero de todo o meu coração que o amor vença, ainda mais quando o amor surge assim, em forma de recomeços!
    Lerei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A capa realmente remete a algo mais hot, mas sinceramente não tiveram muitas cenas não. O livro vale muito a pena! :)
      Beijos

      Excluir
  2. Olá! Quase impossível não se apaixonar pelas histórias da Brittainny C. Cherry, só de ler a resenha já fiquei aqui emocionada, acho muito bacana que a Brittainny aborde temas sempre tão importantes, de maneira tão real, que nós faz pensar que talvez, essa história poderia ser a de um conhecido nosso, ou até mesmo nossa. Acho que não é preciso ir muito longe para encontrar pessoas que justificam seus atos em nome de Deus (#vergonha). Mas algumas outras resenhas que eu acompanhei me fizeram questionar um pouco a história e só vou poder ter uma opinião concreta quando ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli!
      Super verdade, a gente não precisa ir muito longe não... faz parte da nossa realidade. Infelizmente. Foi o meu primeiro contato com a autora e amei, não li muitas resenhas desse livro, mas as que li foram positivas também.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Kamilla,
    Brittainny C. Cherry é de longe uma de minhas autoras favoritas e já li quase todos os seus livros publicados no Brasil, por isso indico ela de olhos fechados, pois sua escrita é muito cativante. Trabalhar com religião neste tipo de trama é bem arriscado, pois há muitas coisas que podem ser mal interpretadas. Já vi a autora trabalhar com diversas protagonistas, todas fortes à sua maneira, mas Grace de cara já é um destaque para mim. Imagino que seja um pouco sofrido acompanhar alguém que tem que se submeter aos outros, perdendo, assim, sua identidade. Mas acredito que vê-la na descoberta sobre quem realmente é seja muito satisfatório. Não vejo a hora de ter esse livro em mãos e conhecer a historia de Grace e Jackson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!
      Te entendo o porque dela ser uma das tuas favoritas, a escrita dela é incrível e viciante. Ver a Grace se conhecendo é ótimo, ainda mais com a ajuda do Jackson.
      Beijos

      Excluir
  4. Falando muito sério. Quero muito ler esse livro. Todas as resenhas que já li sobre ele são super positivas. Também nunca li nada da Brittainy, então, acho que preciso conhecer.
    O bom é que, por mais que a capa nos faça acreditar que se trata somente de mais um livro hot, não é bem isso. O livro parece ter seu pedaço hot mas muita coisa por trás.

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Vergonha eu tenho é dessa capa haha (piada ruim desculpa). Mas sério eu nunca leria esse livro se fosse ver pela capa, ela é horrenda demais meu deus. Enfim eu já tinha visto uma e outra coisa sobre esse livro e autora, é até uma autora bem falada por aqui. E nossa, que historia essa hein? Fiquei interessada, to numa vibe de livros assim ultimamente. E a parte que você falou sobre a população da cidade, o odio já chegou aqui mesmo sem ainda ter lido porque eu li um livro recentemente com um aspecto parecido e nossa fiquei revoltada.
    Gostei do que falou sobre o livro e vou colocá-lo na minha lista, obrigada pela resenha e indicação!

    ResponderExcluir
  6. Oiii ❤ Sou apaixonada pela escrita da Brittainy C. Cherry desde que li Sr. Daniels (um dos meus livros favoritos). Gostei tanto desse livro que li seus outros 4 livros da série dos elementos, que me encantou demais, ainda mais com O Silêncio das Águas. Adoro a sensibilidade que ela tem em seus livros pra narrar temas um tanto complicados ❤
    Já tinha ouvido falar desse livro logo que lançou, mas não tinha ido atrás da sinopse. Mas agora que sei sobre o que se trata, quero muito ler. Adorei essa coisa de pessoas improváveis se apaixonarem uma pela outra. Quero descobrir o que aconteceu pra que Jackson seja considerado a ovelha negra da cidade, como o seu caminho e o de Grace se cruzam, e como será o desenrolar da história.
    Obrigada pela indicação ❤

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conheço a escrita da autora, embora seus livros são bem comentados. Parece ser uma historia muito bonita apesar do sofrimento dos personagens. Mostra a nossa realidade a abordagem dos comentários das pessoas, é impressionante como gostam de cuidar da vida dos outros, e nem se preocupam se isso irá afetá-los. Se esse livro desperta tantos sentimentos assim então é muito bom, sempre digo que livros devem despertar vários sentimentos se não fica sem graça, artificial. Adoro quando o romance surge assim de uma amizade e vai crescendo.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Até agora só li um livro dessa autora (Sr.Daniels) e foi o suficiente para que eu me apaixonasse por sua escrita e pelos seus personagens marcantes e bem construídos.
    Fiquei bem intrigada com a premissa de Vergonha, vou até adiciona-lo a minha lista de leituras, que cresce cada vez mais kkkk.
    Duas coisas que me chamaram muito a atenção e me fazem muito querer ler esse livro são: 1) Os protagonistas buscarem força um no outro ♡. 2) O relacionamento deles começar com apenas uma amizade para depois começar evoluir... Adoro histórias assim!
    Espero poder conhecer Grace e Jackson em breve!
    Beijos!


    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já li varios comentarios sobre o livros muitos bons. Eu praticamente estou bastante curiosa por conhecer a trama do livro, eu obtenho livro dela na estante mas ainda não li e pretendo muito, porém não sei quando..kkk

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir