17/08/2018

RESENHA: Volta Para Casa - Harlan Coben

Volta Para Casa (Myron Bolitar #11)
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Edição: 1
Ano: 2018
Dez anos atrás, dois meninos de 6 anos foram sequestrados enquanto brincavam na casa de um deles, uma mansão em um bairro elegante de Nova Jersey. Mas, após o pedido de resgate, as famílias nunca mais tiveram notícias dos sequestradores nem de seus filhos.
Agora, Myron Bolitar e seu amigo Win acreditam ter localizado um deles, o adolescente Patrick, e farão de tudo para resgatá-lo e obter as respostas pelas quais todos anseiam:
O que aconteceu no dia em que foram raptados?
Onde ele esteve durante todo esse tempo?
E, o mais importante, onde está Rhys, seu amigo ainda desaparecido?
Após cinco anos sem escrever nenhum livro da série Myron Bolitar, Harlan Coben brinda os leitores com Volta Para Casa, um suspense explosivo, como só o seu talento pode criar. Um thriller profundamente comovente sobre amizade, família e o verdadeiro significado de lar.
Essa resenha não possui spoilers.

Dois meninos de 6 anos desapareceram, Rhys e Patrick foram sequestrados enquanto brincavam na casa de um deles em um bairro de luxo em Nova Jersey. Eles estavam com a babá, que foi deixada, porém amarrada e amordaçada.

Dez anos se passaram e o caso ainda não foi resolvido... mas tudo começa a mudar quando o Win, primo da Brooke - mãe do Rhys - recebe um e-mail anônimo dando informações a respeito dos garotos sumidos. Ele vai atrás e acaba encontrando o Patrick, mas acaba perdendo-o logo em seguida após um ocorrido. Resolve contatar a um velho amigo, Myron Bolitar. E aí começa a buscar pra solucionar esse sequestro de dez anos atrás...
“O que quer que tenha acontecido dez anos atrás, qualquer que tenha sido o golpe cruel da humanidade (não acredito em golpes cruéis do destino, já que os culpados geralmente somos nós mesmos, homens de carne e osso) que tirou esses meninos da opulência de uma mansão para colocá-los na imundície das ruas, meu receio é dar um passo em falso e fazer com que ele suma de novo, dessa vez pra sempre.” 
Na busca pelo Rhys e Patrick, Myron se depara com uma enorme rede de prostituição de adolescentes e tráfico, onde o bandido sabendo da procura pelo Rhys resolve ganhar ainda mais em cima disso. Myron faz um acordo que acaba dando tudo errado, já que a intenção deles não era as melhores, mas mesmo as coisas saindo totalmente do controle, o nosso protagonista consegue salvar um dos garotos, o Patrick. O que será que aconteceu durante esses dez anos? Cadê o Rhys? São muitas perguntas, mas quase nenhuma resposta. Quando o Patrick é recuperado, a família dele resolve não colaborar muito pra não sobrecarregar o filho... mas o Rhys segue desaparecido, Brooke continua desesperada pra encontrar o filho. 

Volta Para Casa é um livro que te prende nas primeiras páginas, te deixa aficionada pra saber como as coisas vão desenrolar. Sem dúvidas Harlan Coben criou uma história totalmente envolvente, com personagens ótimos, que te deixam curiosos, desconfiados e até com vontade de abraçar... as descrições são ótimas, o autor te insere totalmente dentro da trama.

Myron e Win especulam sobre várias coisas, desde o comportamento estranho dos pais do Patrick como o envolvimento dos adolescentes nessa rede absurda de prostituição. A cada especulação, uma esperança ou um medo, e claro que o leitor vai juntando os fatos com eles. Porém, devo admitir, que tudo foi uma grande surpresa pra mim e particularmente adorei como tudo desenrolou, porque não esperava, mas sofri também porque não queria.
“Todos achamos que somos capazes de detectar a verdade alheia, mas que, ironicamente, ninguém é capaz de detectar a nossa.”
Um dos grandes pontos positivos da obra pra mim foi que além de todo o suspense, ação, mistérios que rodeavam o desaparecimento dos meninos, foi o fato de conhecermos as pessoas, o Harlan deu destaque aos personagens e as dores deles, de como tudo isso acarretou em grandes mudanças, como divórcio e até amizades que se fortaleceram pela dor. É impossível você não se apegar e/ou entendê-los, você realmente se sente próximo a eles...
“As pessoas não entendem como é possível conviver com tanta dor. Vou lhe dizer por quê. Porque a dor é melhor. Porque viver a dor é melhor do que dar meu filho como morto e tocar o barco adiante. Não há mãe que faça isso, que desista de encontrar um filho desaparecido.”
Destaco dois que me ganharam: Myron é um cara incrível, com uma família maravilhosa (principalmente a mãe feminista que tem, que aliás já considero), o Win é daqueles que faz as coisas mais nas surdinas, mas que fiquei com uma vontade imensa de conversar, conhecer, ler mais dele (principalmente com o final). A obra tem a visão desses dois personagens, creio que por isso eu tenha me sentido tão próxima. E ah, outra coisa que amei é que o autor também nos presenteou com diálogos sarcásticos entre os dois, mostrando como a amizade deles é bacana.

Volta Para Casa tem suas doses engraçadas, dramas, dores, suspense, ação e reviravoltas. É uma obra que te prende do começo ao fim, e quando vai chegando no final ainda te deixa surpreso. Foi o meu segundo contato com o autor, a primeira vez não me entusiasmei pra ler mais obras, mas depois desse... Harlan, querido, quero ler tudo seu! Super recomendo!


22 comentários

  1. Oi, Kamilla
    Eu já vi muitas resenhas positivas a respeito das obras do Coben, mas como não gosto de suspense, eu nunca dei uma chance. Quero tentar sair da zona de conforto e conhecer mais dos livros dele, e saber que são bons é muito mais gratificante.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Há muito tempo eu sou leitora dos livros do Harlan e boa parte da minha paixão por suspenses policiais se deve a ele. Adoro o detetive Myron e amo a escrita do Harlan, que consegue deixar a gente maluco pra saber o final. Este livro ainda não tive a oportunidade de ler, mas achei a premissa dos sequestros e de tudo que acontece na vida das famílias e em todos os segredos que são descobertos em decorrência do crime, muito interessante, e eu sei que vou gostar com certeza. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é maravilhoso, li e recomendo para todos. Ele possui um enredo intenso e enigmático com uma leitura que te prende do início ao fim. Harlan mandou bem nessa obra, assim como as outras.

    ResponderExcluir
  4. Oie amore,

    Até tenho alguns livros do Harlan, mas ainda não li nada dele.
    Parece se tratar de um livro bem intenso e cheio de emoções.
    Dica anotadíssima por aqui!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie.

    Se eu te falar que nunca li nada do autor? Pois é. Eu não sou uma fã de suspenses, leio muito pouco o gênero, mas sinto que preciso dar uma chance para o autor. O que me chamou a atenção nessa história, é o fato do autor realmente dar importância aos personagens e compartilhar as coisas com o leitor. Acho que vou gostar dessa narrativa! Adorei a resenha e anotei a dica, acho que vou começar lendo por ele!

    beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Harlan tem uma porrada de livros e me sinto sempre muito culpada por nunca ter lido nada dele, não me faltaram oportunidades. Fico feliz que tenha sido uma leitura agradável e poxa, só de saber que há uma mãe feministona, fiquei super animada, como nao amar? Hahaha

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamilla!
    Eu já li dois livros do Harlan Coben e não gostei de nenhum deles. Para o gênero policial, que eu tanto amo, e que já li diversos livros de outros autores, acho a história ok e a escrita dele normal.
    E por causa disso, não tenho mais interesse em ler os outros livros dele. Inclusive já troquei as minhas edições no Skoob.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kamilla!
    Uma coisa que gosto muito no Harlan é que seus livros conseguem sempre nos envolver no universo que ele cria. Fiquei bastante surpresa com o final de Volta para casa, eu estava seguindo uma linha de raciocínio bem diferente haha Mas realmente, o que me ganhou nessa trama foram Win e Myron, eu vivi por seus diálogos! Geralmente leio mais romances, mas acho os livros do Harlan uma ótima leitura e um bom exercício para sair daquela zona de conforto que ficamos estagnados às vezes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii,

    Eu não conheço a escrita do autor, mesmo já tendo visto varias resenhas de livro dele por aí, não é um gênero que chame ouro a minha atenção. Mas adorei sua resenha e fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com o outro garoto e como tudo se liga com a rede de prostituicao e tudo o mais, parece ser uma história bem instigante e que prende o leitor. Quando eu estiver numa vibe de sair da minha zona de conforto com toda a certeza irei procurar pra ler.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Eu sou louca para conhecer a escrita do Coben, então saber que esse livro prende e deixa aficionada pelo que vai acontecer me anima muito, sem dizer que o fato do autor destacar as dores dos personagens torna tudo ainda mais crível e envolvente. Recomendação anotada e se ler mais coisas dele nos conte, vou adorar conferir.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nossa eu fiquei viciada nesse livro e na escrita do Harlan. A história envolvendo Rhys e Patrick é surpreendente e o desfecho me deixou completamente abismada, não imaginava aquela reviravolta.
    Suspense de qualidade e mesmo tendo lido um livro dessa série, ainda pretendo conhecer mais de Myron Bolitar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem??

    Tenho uma amiga completamente apaixonada pelo Myron e fica tentando me convencer a ler de todas as formas Harlan.
    Eu por minha vez não me adapto a sua escrita, infelizmente.
    Adorei conferir sua opinião sobre o livro.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Eu (Yvens) a cada dia que passo gosto mais e mais da escrita do Harlan Coben, confesso que só comecei a ler os livros do autor através da parceria com a Editora Arqueiro e esse livro é claro que solicitei com eles. Parabéns pela resenha, ficou bem legal. Super recomendo essa leitura para todos!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada do Harlan Coben, porém, sei que é um autor muito elogiado e tenho curiosidade de ler algo dele. Gostei da premissa e acredito que seja uma leitura realmente envolvente. Além disso, gostei do fato de que não apenas o mistério foi bem construído pelo autor, mas os personagens também. Sempre considerei importante um bom desenvolvimento dos personagens e fico animada por saber que esse aspecto foi bem trabalhado nesse livro.
    Adorei sua resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kamilla

    Eu tenho dois livros dessa série que ganhei em sorteios, mas não gosto de ler livros fora de ordem, por mais que sejam histórias individuais. Por isso que nunca pego, já está no décimo primeiro, não vou ter tempo de colocar em dia no momento.
    Mas eu sou fã do gênero, ando numa vibe de policial/thriller e nada me tira disso! hahahah Nesse livro em questão o que mais chamou minha atenção foi o destaque que o autor deu para os personagens mostrarem seus lados mais humanos...
    E, obviamente, bate aquela curiosidade para saber como tudo vai ser solucionado.
    Um dia, em um futuro distante, eu vou ler! hahahhaa

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ola, tudo bem?

    Menina, eu tenho muita vontade de ler os livros do Harlan, até porque sou completamente alucinada pelo genero que ele escreve, porem, ouvi tantos pontos positivos quanto negativos na sua escrita que estou meio que dividida, sabe?
    A sua resenha está incrivel e instigante. Anotei a sua dica aqui para me arriscar futuramente até porque achei interessante o fato que em um primeiro momento a escrita do autor nao funcionou pra ti e isso mudou com essa obra. Talvez seja a ideal pra mim.

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Já tinha visto a capa desse livro por aí , mas não tinha parado para ler nada sobre ele ainda. Gostei de conhecer mais sobre o enredo. Apesar de não parecer lá uma leitura tão leve me interessei. Foi bom saber que a leitura compensa, em saber que em um mesmo enredo visitamos o suspense , o drama e até partes mais leves. Vou anotar a dica . Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  18. Uma amiga leu este livro recentemente e ela só sabia falar desta obra e claro, me deixou cheia de curiosidade. Tenho vontade de começar a ler os livros do autor, porque nunca ouvi ninguém fazendo uma critica negativa para com suas histórias. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?

    Você acredita que eu ainda não li nada do Harlan Coben? Apesar dos inúmeros livros publicados, milhares de fãs ao redor do mundo e, agora, com a Netflix querendo adaptar as suas histórias, sei que já passou da hora de eu fazer um de suas leituras, rs.
    A trama desse me chamou a atenção, principalmente por querer saber algumas coisas citadas como os motivos dos pais do Patrick se comportarem de maneira estranha. Também quero saber o que aconteceu com o Rhys e se tudo deu certo no final. Será que eu vou me surpreender com esse mistério? Preciso ler com urgência, ainda mais para conhecer de perto a amizade entre o Myron e o Win, pois adoro personagens sarcásticos e quero ver como são as interações entre eles xD

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Olá Kamilla,
    até hoje li apenas um livro do Harlan, e assim como você não tive uma primeira experiência muito boa, inclusive se não fosse teimosa sequer cogitaria ler outro livro do autor, mas como boa persistente que sou pretendo ler algo dessa série do Miron, até porque se não me engano são os livros mais elogiados do autor. O fato desse livro ter conseguido despertar seu interesse acabou me animando e me dando uma certa esperança, quem sabe acontece o mesmo comigo, não é mesmo?

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir