29/06/2018

RESENHA: Frida Kahlo: Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?

FRIDA KAHLO
Para Que preciso de pés quando tenho asas para voar?
Roteiro: Jean-Luc Cornette
Desenho e Cores: Flore Balthazar
1937, México. Frida Kahlo, artista genial e mulher livre, recebe em sua casa Leon Trotsky, um dos líderes da revolução russa, forçado ao exílio após a ascensão ao poder de seu adversário Stalin. Até 1940, o político, a bela mexicana e seu marido, o grande pintor Diego Rivera, viverão uma aventura extraordinária, entre paixão e fúria, arte e política, risos e lágrimas. Três destinos que se cruzam para contar quatro anos de uma história que marcou profundamente o século XX.
Esperava uma outra perspectiva dessa HQ, mas ainda sim foi uma leitura aproveitosa.

Frida Kahlo foi uma das personalidades mais importantes do México e do mundo, dona de uma personalidade forte, com participação ativa na política, pintora de obras singulares e que sofreu vários traumas por conta de algumas doenças.

O foco dessa HQ (História em Quadrinhos) é no teor político da época, a obra começa no ano de 1937, nessa época Frida já estava casada com Diego Rivera (um dos maiores pintores mexicanos) e tinha um relacionamento cheio de adultérios, ele inclusive mantinha um relacionamento escondido com a irmã da mesma.

Eu estava muito curiosa por essa HQ, mas foi um pouco decepcionante em vários pontos. A linguagem da obra é informal e cheias de gírias, o que me deixou um pouco descontente, não esperava uma linguagem formal ou igual ao da época, mas não senti veracidade nos diálogos entre os personagens. 

Outro ponto que me decepcionou é que se você não souber um pouco sobre a história e vida da Frida você simplesmente não vai compreender bem a HQ. Foi falado superficialmente sobre o relacionamento entre Frida e Diego, sobre as doenças dela e suas obras... foi tudo muito corrido. Como eu já tinha lido muito sobre a Frida (adoro as obras dela, da personalidade, posicionamento) eu já sabia um pouco sobre o que estava lendo, mas se alguém pegar essa HQ achando que vai conhecer um pouco mais sobre, vai ficar totalmente perdido na leitura.

No mais, eu curti a leitura dessa HQ, mas se você quer conhecer um pouco mais sobre vida e obra da grande Frida Kahlo não indico começar por essa. Sobre as ilustrações, gostei bastante dos traços e as achei bem parecidas com as personalidades citadas.


18 comentários

  1. Oi, Kamilla.

    Que pena, que a HQ não conseguiu transfigurar toda a essência da vida marcante da Frida.

    Acredito que essa linguagem informal também não me agradaria.

    ResponderExcluir
  2. Puxa,que coisa chata a Hq não ter sido tão boa quanto merecia ser. Aliás, tudo que traga um pouco sobre a vida de Frida, deveria no mínimo, ser bom demais!
    Uma mulher que revolucionou toda uma geração e que até hoje, é exemplo a tantos de nós.
    Não conheço muito da obra dela, mas entendi que eu sou uma das que ficariam perdidas nesta Hq.
    Mesmo assim, se tiver oportunidade, quero conferir.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Sei pouco sobre a Frida, mas o pouco que sei posso dizer que acho ela fantástica e admirável!
    É uma pena que não tenham feito jus a história da Frida nessa HQ, e é muito ruim quando correm com a história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da história da Frida mas confesso que não sei muito sobre ela. Uma pena que o hq decepcionou, tinha tudo pra ser uma obra maravilhosa.
    Vou procurar outros livros onde eu possa saber mais sobre a vida dela e após isso pretendo ler o hq.

    ResponderExcluir
  5. Olá, uma pena que uma obra que tinha tanto pra ser maior não superou suas expectativas. Acredito que histórias de épocas passadas devam remeter ao que foi vivido na época, imagino que eu também me decepcionaria com a linguagem diferente. Outra coisa que você falou foi sobre ao desenvolvimento corrido; realmente, quando estamos lendo, esperamos ser colocados dentro da história e passar a conhecer todos os personagens. Fiquei curiosa pelas ilustrações ;) Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kamilla
    Uma HQ com ilustrações belas é uma pena não transmitir tudo o que Frida Kahlo representa.
    Não costumo ler HQs sendo assim por essa não me interesso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Embora a HQ tenha sido um pouquinho decepcionante eu me interessei demais para ler e conhecer mais sobre a Frida em animação.

    ResponderExcluir
  8. É uma pena que deixa a desejar, tinha ficado curiosa em saber mais sobre ela, que é muito bem comentada, pois conheço pouco sobra a vida da Frida, terei que pesquisar mais sobre sua história. Mas se tivesse oportunidade acho que leria, só não gostaria muito das gírias.

    ResponderExcluir
  9. Kamilla!
    A história de Frida é fabulosa e gostei de vê-la retratada também em HQ.
    Era uma artista maravilhosa, mas infelizmente muitas pessoas só conhecem o lado 'vulgar' dela, o que é uma pena, ela é muito mais do que apenas isso.
    E uma pena também ter de conhecer um pouco da história da Frida para poder entender a HQ.
    Bom final de semana!
    “Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamilla,
    Não conheço muito da história da Frida, mas tenho curiosidade em conhecer melhor essa mulher tão revolucionaria e marcante.
    Que pena que a HQ decepcionou, que faltou um aprofundamento dos acontecimentos para uma melhor compreensão da vida dessa personagem tão importante.
    Como desejo conhecer um pouco mais da história dela, vou optar por uma leitura mais completa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Que pena que você se decepcionou. Eu particularmente não conheço muito bem a história de Frida mesmo, então pra mim não seria interessante.
    Mas espero que a outros agrade a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Acho que essa questão da linguagem informal e cheia de gírias foi uma tentativa deles de atingirem o púclibo mais jovem que lê muito HQ, mas eu nem vejo necessidade pra isso sabe... Enfim, que triste que não deu certo. Eu não sou muito fã de HQs por isso não é uma leitura que eu faria.

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamilla,
    Uma pena as poucas informações que a HQ passa sobre Frida, confesso que como sei pouco sobre ela, tinha a esperança de que o livro me oferecesse isso ...
    Não combina muito essa linguagem informal com a protagonista do livro não é?
    Enfim, gostei por ser uma HQ, mas me decepcionei um pouco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kamilla!!
    Não li muito sobre a história de Frida Kahlo. Mas achei interessante essa HQ mas pena que não é uma obra que tenha algumas falhas. Mesmo assim teu para notar que Frida tem uma história de vida bem movimentada e fiquei bem instigada para ler algo mais dela.
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito de HQs e Frida Kahlo é um assunto interessante. Eu fui em uma exposição sobre ela no espaço cultural da Caixa no Rio de Janeiro e foi lá que tive um pouco mais de informação sobre ela. É realmente uma vida muito rica. A HQ deveria ter se preocupado com quem não teve nenhum contato com a história dela antes.

    Evandro

    ResponderExcluir
  16. Eu já tive a oportunidade de ler as HQ da Frida e ela é realmente muito direta e objetiva eu não gostei muito dos traços da HQ Acho que poderia ter sido melhor mas de acordo com a história e o cenário está tudo simplesmente maravilhoso

    ResponderExcluir
  17. Que lindo título, muito interessante. Mais legal por ser em HQ, fiquei muito curiosa, tenho certeza que pode ser bem aproveitada.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Acho as HQ bem interessante, mesmo não tendo um contato tão frequente, conheço a Frida Kahlo por nome, mas não conheço sua historia, por isso acho que essa serie uma ótima forma de conhecer um pouco mais de sua historia, fiquei bem interessada nessa HQ, se tiver oportunidade quero ler !!

    ResponderExcluir