07/07/2017

RESENHA: O casal que mora ao lado - Shari Lapena

O Casal que mora ao lado
Autora: Shari Lapena
Editora: Record
Páginas: 294
Edição: 1
Ano: 2017
É o aniversário de Graham, e sua esposa, Cynthia, convida os vizinhos, Anne e Marco Conti, para um jantar. Marco acha que isso será bom para a esposa; afinal, ela quase nunca sai de casa desde o nascimento de Cora e da depressão pós-parto. Porém, Cynthia pediu que não levassem a filha. Ela simplesmente não suporta crianças chorando.
Marco garante que a bebê vai ficar bem dormindo em seu berço. Afinal, eles moram na casa ao lado. Podem levar a babá eletrônica e se revezar para dar uma olhada na filha. Tudo vai dar certo. Porém, ao voltarem para a casa, a porta da frente está aberta; Cora desapareceu. Logo o rapto da filha faz Anne e Marco se envolverem em uma teia de mentiras, que traz à tona segredos aterradores.
Esse era um dos livros que eu estava super curiosa pra ler!

Anne e Marco tem uma bebê de seis meses, a Cora. Eles tem um compromisso na casa ao lado, um jantar em comemoração ao aniversário do Graham, que é casado com Cyntia, porém esta detesta criança e solicita aos vizinhos que não leve a Cora com eles. Anne e Marco decidem chamar uma babá, porém esta tem um contratempo e cancela, eles decidem então - após uma sugestão do marido - deixar a bebê em casa, e eles revezariam a cada meia hora pra conferir como a bebê estava. Até que, por volta das 01:30 da madrugada eles voltam pra casa e Anne percebe que a porta da frente está entreaberta (e ela lembra de ter fechado), corre e ao entrar no quarto da filha percebe que ela desapareceu.

Anne sofre de depressão pós-parto e tem alguns problemas que teve que lidar muito nova, ela tem pais super ricos e que odeia seu marido. Marco não é rico quanto a família da esposa, e por isso acham que ele não é suficiente pra ela. Os dois são diferentes, mas de alguma forma se completam. Erram ao decorrer da trama, mas a gente consegue (ou tenta) compreendê-los.
O maior foco da trama é descobrir quem sequestrou a Cora, será que foi os pais que mataram a própria filha? ou tinham cúmplices? O detetive Rasbach, responsável pelo caso, vai tentando descobrir junto com a gente o que aconteceu e como. Ele nos apresenta várias formas do caso ter se desenrolado, e faz com que o leitor trabalhe junto com ele pra tentar desvendar o que aconteceu com a Cora. O livro trás vários pontos de vista, cito os que mais se destacam que é o casal e o detetive, mas há outros que aparecem no decorrer da história dando mais um ponto de vista do que está acontecendo. 

A autora soube criar personagens reais, que às vezes nos dão ódio, pelos seus erros e atos, mas a maioria deles são feitos por serem seres humanos que podem estar em desespero, dor, medo ou raiva. Então há momentos que você quer aconselhar os personagens, outros que você quer esmurrar. Uns tomam decisões erradas e que pode causar danos sérios, mas a autora optou por ir pra outro lado, meio que justificando o ato de um personagem em específico. Apesar de tentar em entendê-lo e eu até gostei bastante dele, mas não deveria acabar tudo tão fácil. Por outro lado a leitura nos faz querer que tudo dê certo no final, que a Cora esteja viva e bem. O Casal que mora ao lado tem uma narrativa que flui, tanto que a partir de um momento a trama começa a se tornar previsível sobre o que vai acontecer a seguir, porém da mesma forma você quer continuar a ler e saber como é que a autora abordou tudo.

O final nos deixa surpreendidos, mas não pelo que vocês possam imaginar. A leitura deixou pra nossa imaginação as consequências de um ato que uma das personagens toma. Mas fiquem tranquilhos, o mistério principal tem suas respostas e vale a pena descobrir quem e porquê sequestraram a pequena Cora.

Sobre os detalhes: A diagramação está ótima, o espaçamento e tamanho da fonte são agradáveis para leitura. Não encontrei erros.

Comentário final: Em O casal que mora ao lado você fica com fome de saber o que vem a seguir já que a autora sabe como fisgar o leitor. Super indico pra quem gosta de livros policiais, com mistérios e reviravoltas.


13 comentários

  1. Olha este vai ser o próximo livro que eu irei comprar e está como primeiro na minha Wishlist, pois a capa, premissa, título e sua resenha me estimularam muito neste quesito, ainda mais porque é um título que nunca havia visto antes. Parabéns pela resenha Kamilla!

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Kamilla!
    Estou querendo ler esse livro faz um tempo, mas não tive oportunidade ainda.
    Adorei o caso da Cora, porque gosto de livros de suspense e que fazem o leitor investigar a história também.
    Eu não faria o que os pais da menina fizeram, mas não vou julgar sem ler antes.
    A capa é linda e misteriosa e eu pretendo ler com certeza
    Abc

    ResponderExcluir
  3. Já quero saber quem fim levou a pequena Cora! Adoro mistérios, fico imaginando mil situações tentando desvendar o que aconteceu antes do livro acabar e quase sempre erro, mesmo assim é muito divertido! Resenha bem feita e o melhor, sem spoilers <3

    ResponderExcluir
  4. Kamilla!
    Super trama, hein? Adoro thrillers psicológicos e policiais também e já me interessei pelo livro. Curiosa em saber o que acontece com o bebê e como tudo será solucionado para que seja encontrado.
    Nem imagino o que Anne sentiu, porque ver sua filha ser 'sequestrada' deve dar o maior desespero.
    Um maravilhoso final de semana!
    “Não saber é o que torna nossa vida possível.” (Lya Luft)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu me interessei pelo livro quando vi a primeira resenha dele, a sua é a segunda. Acho que um livro bom é aquele que te prende desde a sinopse e esse deixa aquela dúvida desde o início e a xuriosidade de saber o que está por trás desse sequestro e as mentiras que o casal escondem. Acho que pretendo ler em algum momento ;)
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Quero ler pois parece que foi feito pra mim adoro misterio e reviravoltas, fiquei muito intrigada com o que aconteceu com o bebê e parece que vai muito mais além do que o desaparecimento, deixa muitos questionamentos sobre os personagens.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou com vontade de ler esse livro desde que ele foi lançado e sua resenha me deixou com mais vontade de ler ainda! Adoro esses livros que nos fazem ler cada vez mais e mais e que tem um ritmo mais acelerado, porque infelizmente tenho escolhido livros lentos pra ler e não estou gostando muito. Espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamilla,
    Este livro já está em minha lista de desejados e não vejo a hora de realizar a leitura. A história aborta muitos temas que vão além do mistério como problemas conjugais e a vida familiar. Tentei me colocar no lugar do todos eles mas fica difícil me imaginar fazendo as escolhas que eles fizeram na trama, primeiro porque eu não iria deixar minha filha sozinha (mesmo que fosse estar bem perto) e, segundo, jamais impediria meus amigos de levarem seus filhos a alguma festa que eu fosse organizar. Ter outros pontos de vista pode ser bom para o desenrolar da história, só espero que a narrativa não fique confusa. Tenho minhas teorias sobre o mistério, mas espero ser surpreendida pela autora.

    ResponderExcluir
  9. Olá Kamilla!
    Esse livro é muito chocante e ao mesmo tempo interessante. Já tinha lido varias resenhas desse livro e cada vez mais me deixa a deseja para conhecer essa trama. A historia te envolve tanto, aquele suspense que te faz pergunto como isso aconteceu e porque alguem teria coragem disso, e alias fiquei tanto com raiva dos pais terem coragem de deixa uma bebe sozinha em casa. A historia em si me encantou muito e quero ler já.

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser interessante, gosto de livros policiais e fiquei super curiosa para saber quem sequestrou a Cora e o porque, com certeza já está na minha lista de leitura, só não gostei muito dessa capa, acho que poderiam ter caprichado um pouco mais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiii amiga. Estava ansiosa por sua resenha desse livro. Acabei não recebendo meu exemplar (triste :() mas é um livro que quero MUITO ler, pois sou muito fã do gênero e todo mundo falando desse final surpreendente... como não desejar? Espero ter a oportunidade de ler logo :D Ótimo post!

    Beijooos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Espero ter a oportunidade de ler logo, o livro me chamou a atenção desde que o apresentaram no Mochilão da Record que teve aqui em BH. Quero conhecer a história dos envolvidos, a motivação do sequestro, quem está por detrás de tal ato. O enredo parece ter sido muito bem construído, mais um para minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  13. Ouvi tantos comentarios negativos desse livro, tipo, poderia ter sido mais. Embora a resenha e capa me chamem muuuito a atenção, no fundo quero ainda muito ler, afinal parece ser um suspense tenso e isso é legaall!!!

    ResponderExcluir