20/01/2017

RESENHA: Veneno - Sarah Pinborough

Veneno - Saga Encantadas #1
Autor(a): Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 224
Edição: 1
Ano: 2013
Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!

Imaginei um livro completamente diferente, e fui surpreendida e não foi de forma positiva. 

Veneno é uma releitura de A Branca de Neve, então vocês já imaginam o enredo. Uma bruxa que quer o coração da enteada, que é a mocinha mais linda com amigos anões e um pai que é o rei. Mas calma, a história não é nem um pouco parecida com a história que vocês estão acostumados. 

A nova esposa do rei e madastra da Branca de Neve, Lilith, é a "vilã" da trama. A principio ela não quer tanto o mal da Branca de Neve, mas no decorrer do livro e do nada ela diz que quer o coração da enteada. Lilith é uma mulher loira e pelas descrições linda. O rei mal aparece e a Branca de Neve também não aparece muito, depois do rei é uma das personagens que menos aparece e isso não faz muito sentido, mesmo sendo uma releitura não é? Depois que o rei vai a guerra, Lilith resolve fazer com que todos do reino tenham medo dela e que a Branca de Neve se ajeite, ela é muito do "mundo", só quer sair, ficar com os anões e se divertir e não age como uma princesa. Ela faz algumas maldades, algumas vezes acaba se arrependendo e outras não. Pelo livro, não senti que ela invejava a beleza da Branca, mas sim a liberdade dela e a felicidade. E do nada, gente não sei se fui eu, mas simplesmente um dia ela encontra um caçador e diz que quer o coração da enteada. E obviamente ele não faz o serviço, no lugar entrega o coração do veado... a Branca de neve foge pra casa dos anões e eles a ajudam, mas a avó da Lilith que é a Bruxa velha entrega a maçã envenenada e a Branca de Neve fica quase-morta.
“– Bem, talvez a infelicidade torne as pessoas más.”
Eu simplesmente não sei o que comentar sobre esse livro, foi uma total decepção. Mas ao mesmo tempo bacana visualizar outros lados da história, o príncipe não é tão príncipe assim... os anões são reais, mas a autora inferiorizou demais eles e a gente sabe o porquê, em outras releituras a realidade deles são bem piores. Mas o que mais me surpreendeu foi a Branca de Neve, não consegui gostar dela e não sei se foi porquê ela é simplesmente chata ou porquê não se falou muito sobre ela na obra.

Infelizmente parece que a autora pegou a história e jogou algumas coisas. Por exemplo, a Lilith do nada diz que quer o coração da Branca de Neve e sem motivo aparente, pelo livro não achei tão crível a inveja que a autora quis pintar, como é no Conto de fadas da Disney. Outra coisa que me incomodou foi que a Branca de Neve ficou muito segundo plano e a gente não chega a conhecê-la bem, mas o pouco que apareceu ela aparentou ser uma garota bem mimada e filhinha de papai. Mas como já citei foi bom observar que os vilões nem são tão vilões e as pessoas "boas" nem sempre são tão boas assim. É sempre bom visualizar os dois lados, entretanto, a autora poderia ter trabalhado mais no desenvolvimento da trama.
“A dor, como todas as coisas, seu pai havia lhe explicado, é algo que passa.”
O final foi surpreendente, mas bem intragável pra mim. Não curti muito, assim como o prólogo que deixa aberto pra uma outra história de conto de fadas e não me convenceu. Algumas pessoas disseram que o livro era hot e não é, há uma cena bem quente de sexo, mas só foi uma mesmo e não achei nada demais como um todo, mas levando em consideração a história pode te deixar um pouco surpreso. 

Sobre os detalhes: A capa é maravilhosa, assim como a diagramação. Cheio de detalhes lindos nos inícios de capítulos. Não encontrei erros.

Comentário final: O livro pra mim não foi muito proveitoso, podia ser bem melhor. Mas ainda sim, indico que leiam e tirem suas próprias conclusões. 


31 comentários

  1. Oi Kamilla, infelizmente nem todas as releituras dão certo, também já tinha ouvido falar que o livro era Hot e esperava uma história diferente do que li na resenha. Pelo que vi a historia não iria me prender, contudo a capa é realmente bonita ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda! Sobre ser hot, não é muito não. rs
      Beijos

      Excluir
  2. Quando li a sinopse e vi essa capa maravilhosa achei o livro iria ser maravilhoso, comprei logo o box com a trilogia, por fim ainda não consegui ler nem o primeiro, já tentei 2 vezes, Mas acho tão chato que não tive o menor interesse de continuar, ainda quero ler só pra não ficar com o pensamento de que gastei dinheiro à tia, mas admito que não estou com nem um pouco de interesse.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kamilla!!
    Eu tenho o box dessa trilogia Saga Encantadas, mas nunca li!! É uma pena que você não gostou tanto do livro!! Eu também não estou tão animada assim para ler esses livros mais qualquer hora vou tentar ler!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Kamilla!
    O que mais gosto nas releituras dos contos de fadas é justamente a visão totalmente nova dada pelo escritor, coisas que nem imaginávamos que poderia acontecer e mostrando um lado totalmente diferente das 'mocinhas'.
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas no livro fica um pouco confuso. Pra gente entender o contexto, tem que mencionar o outro lado, nem que seja pela visão do vilão.
      Beijos

      Excluir
  5. Acho esses livros bem interessantes, mas eles tem um porém que se não ler todos não vai entender os detalhes. Como porque a mulher queria do nada o coração dela. Os outros livros explicam, até porque as histórias se entrecruzam e fica uma narrativa em círculos. O livro tal completa o livro tal, entende? Achei isso bem louco e foi um dos motivos de ter gostado dessas releituras. Acabou sendo algo que nunca tinha lido igual. Mas pode irritar, acabar sendo uma decepção e etc pra muita gente. É uma história daquelas "ou você ama ou odeia".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaaaaaaah, não sabia disso mulher! Fiquei agora bem triste com isso, se interligam? Nossa, só pra "obrigar" o leitor a ler os demais. kkkk
      É bem provável ser 8 ou 80 mesmo! rs Apesar de ter gostado de algumas partes, não lerei os demais.
      Beijos

      Excluir
  6. Tenho esse livro, mas ainda não li, gosto de releituras de contos de fadas, pena que esse deixa a desejar, esperava mais, fiquei passada que a branca de neve quase não aparece, que estranho, gosto de ver como é contada a historia sob outro ponto de vista, como são os personagens, mas agora me desanimei com esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Branca de neve nem aparece e o livro gira em torno dela. É estranho mesmo. kkk
      Beijos

      Excluir
  7. Imaginei algo melhor escrito para uma capa tão linda!! Me lembro um pouco o filme Branca de Neve e o caçador com a madrasta ganhando todo o brilho. Não gosto muito da história da Branca de neve, mas esperava algo mais.... como uma bruxa ou algo assim na história, com uma Branca mais destemida e de atitude. Não devemos julgar o livro pela capa, ficou claro rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso, Thay! Achei que seria desse jeito, mas foi bem decepcionante.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi!!

    Eu acho q é natural q o rei e a princesa apareçam pouco, uma vez q o livro é sobre a madrasta.... Mas fiquei meio chateada com isso das coias acontecerem de repente e tal, sabe?
    Eu continuo querendo ler pra saber 'qualé' hahaha

    bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é sobre a madrasta, mas a história é da Branca de Neve. A história gira em torno dela, logo tem que aparecer pra encaixar as coisas. Algumas partes foi nada a ver mesmo! kkk

      Excluir
  9. Nunca me interessei muito por esses livros eu acho que porque não atrasei muito do que lia a respeito acho que querer mudar essas histórias de princesas que eu leio desde criança e mudar de tal forma não combinou muito.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. A capa é realmente chamativa e até gosto de releituras de contos de fadas, uma nova versão/visão pode ser bem interessante mas, sendo um livro tão confuso assim não me agradaria nem um pouco ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É confuso mesmo, infelizmente. Mas segundo o que comentaram, nos outros livros tudo se explica.
      Beijos

      Excluir
  11. esse livro acabou com minhas crenças.
    Fiquei extremamente chocada e morrendo de raiva da Branca de Neve...kkkkkkkk
    Mas adorei a rainha (gosto de vilões).
    O final é de matar qualquer um e quero ver se leio Feitiço logo, o livro em sim está muito lindo

    ResponderExcluir
  12. Nunca tive vontade de ler esses livros, sempre vi eles em promoção, minha irmã até ganhou eles, mas não sei, não me chamou muito atenção. Eu gosto de releituras, mas tenho receio. Tem, por exemplo, o seriado Once Upon a Time, que eu gosto bastante de como se colocou as histórias, elas se intercalando. Você já ouviu falar sobre os livros dos vilões? Eu nunca li, mas sei que são contos contados por quatro autores, entre eles a Carina Rissi, contos sobre os vilões, já ouvi coisas bem legais sobre esse livro, acho que vale a pena :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei (na verdade troquei no skoob) o livro dos vilões só por causa da Carina Rissi!
      Beijos

      Excluir
  13. Gosto muito de releituras, mas parece que essa não deu muito certo, né? Não é a primeira vez que vejo alguém dizer que se decepcionou, o que é uma pena, pois as capas dessa série são tão lindas, que dá vontade de comprar só pra colocar na estante rsrs.

    ResponderExcluir
  14. eu tbm não gostei muito do livro, tbm não me prendeu tanto, e sim ficou meio sem sentido, eu amo as capas dos livros, e confesso que não me decepcionei tanto porque não esperava muito do livro, mas foi ate uma boa leitura. Tbm achei que a Branca de neve não apareceu mmuito e ficou meio sla estranho,e sim, esse final me surpreendeu e achei bem nada ver !!

    ResponderExcluir
  15. Já li toda a trilogia, não foi um livro ótimo, mas não odiei, até gostei, acho que se você ler os outros dois vai gostar um pouco mais e realmente a Branca de Neve é insuportável, mas eu nem gosto dela mesmo...rs... Ótima resenha, mas não deixe de ler os outros dois livros.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  16. É muito bom ler resenhas para saber se não foi um erro comprar o livro. Percebo que quando li sua resenha fiquei com medo de ler o livro,eu vou ler claro,mas com aquele receio. Falaram que é bom,mas li sua resenha e fiquei com um pé atrás. Vamos ver o que vou achar.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Li essa historia sem ler nada sobre o livro e também tive esse choque, acho interessante as releituras dos contos de fadas que acabam nos trazendo uma visão diferente da historia e deixa os personagens mais complexos e interessante, mas esse livro fugiu totalmente da proposta da historia, por isso acho também que não gostei tanto dele, mas também acho interessante vemos algo tão diferente !!

    ResponderExcluir