29/07/2016

RESENHA: Amor além da vida - Richard Matheson

Amor Além da Vida
Autor: Richard Matheson
Editora: Butterfly
Páginas: 288
Edição: 1
Ano: 2008
Se você amou o filme, vai adorar o livro! Este é o best-seller que deu origem ao sucesso que emocionou milhões de pessoas no mundo inteiro! Chris é casado com Annie: formam um casal apaixonado. A felicidade dos dois se desvanece quando Chris sofre um acidente fatal. No Além, Chris é amparado e empenha-se em ajudar seu grande amor. Annie, em desespero, pretende dar fim à própria vida... Conheça a história completa de Annie e Chris e viva emoções ainda mais intensas! Descubra, entre dois mundos, a incrível força do amor para a qual não existem barreiras.
Não sabia o que esperar do livro, mas curti bastante a leitura.

O livro conta a história do Chris, desde o momento da sua morte e a vida após ela. E sim, eu também não sabia que iria ter um foco tão grande nisso. Eu poderia ter lido mais resenhas? Sim, poderia ter lido outras sinopses? sim também. Mas optei por pegar o livro e lê-lo sem maiores pretensões. Nós vamos acompanhando todos os momentos com o Chris, ele sofrera um acidente de carro e morreu... Mas no início ele não consegue, de forma alguma, acreditar que isso aconteceu. E tenta de todas as formas comprovar o contrário pra si próprio, e quando cai por si ele sente uma das maiores dores... a da impotência de ver a mulher da sua vida, sua esposa, mãe dos seus quatro filhos em total desolação por ele ter partido. Após um tempo o Chris aceita o que aconteceu e passa para o outro plano, ou terra, ou Terra do Verão, como quiser chamar... lá ele reencontra Albert, seu primo que falecera muito jovem e passa a visualizar as coisas diferentes, porém algo ainda arde dentro dele. O Amor por Ann, sua esposa. Mais tarde acontece algo e o Chris toma uma decisão, ele arrisca. Arrisca por amor, afinal ele tem que ajudar e cuidar da Ann. 

Nesse meu resuminho pulei muitas coisas porque não dá pra falar, simplesmente não dá... só lendo pra compreender e entender tais sentimentos. Achei muito sensacional a construção do autor e quando cheguei no final do livro pensei “Será que isso não é uma história real?”, particularmente acredito que exista algo além, em reencarnação e tal, mas nunca havia pegado um livro pra ler com essa temática e gostei. O livro ele foi ditado pelo Chris pra uma mulher, pra esta entregar ao Robert - irmão do nosso protagonista e começamos a ler junto com ele o relato do Chris.

Conseguimos acompanhar toda a aflição, medos, angustias, ensinamentos e o amor que ele nutre pela sua esposa. É crível todo o afeto. Mas falemos da vida após a morte, a Terra do Verão é o que alguns chamariam de Céu onde as pessoas vão pra buscar se elevar como pessoa, ou melhor, como espírito, que é bem parecido com a terra - mas uma versão bem melhorada. Há também um outro local que não há um nome certo, mas chamemos de inferno (Ou terra de inverno), que é um lugar onde as pessoas lidam não como um diabo, lúcifer, mas com si próprios... seus demônios internos e sinceramente quero dá um abraço nesse autor por isso, não há inferno maior que o que você mesmo se propõe a viver. E é assim lá, as pessoas estão lá algumas porque acham que merecem ou porque não conseguem visualizar algo melhor, há também aquelas que não se arrependem das besteiras que fizeram em vida... São vários planos no "inferno", em algumas cenas vamos acompanhando o Albert e o Chris na jornada que eles vão passar (não irei me adentrar porque seria spoiler), principalmente o nosso protagonista, afinal a história é dele. 

Não irei me prolongar na história, porque o livro é curto. Porém vale muito a pena ser lido... em algumas partes o Chris fala/escreve demais e isso pode se tornar um pouco cansativo, mas a narrativa flui e a escrita é leve e simples. Sei que tem filme, mas só comecei a assistir... nas primeiras cenas vi que era diferente, parei de ver. rs Quem sabe um dia, né?! 

Sobre os detalhes: A capa é bonita, mas as cores remente a incêndio (ou só eu que pensei isso quando vi a capa pela primeira vez?). O Robin Williams é obviamente o Chris e a cachorra, creio que seja a Katie e sim ela tem a ver com a história. As folhas são brancas, mas em compensação as fontes são grandinhas o que não prejudica/cansa tanto na hora da leitura. Não encontrei erros, se tiveram, passaram despercebidos. 

Comentário final: Não foi o melhor do ano, mas sem dúvidas tocou o meu coração. É um livro que conta, de fato, um amor além da vida. E histórias de amor, por mais clichês que soem, merecem serem lidas. Indico que conheçam a história do Chris e da Ann, vale a pena. 

QUOTES:
“A vida de cada homem é um grosso volume de episódios.”
“Se a mente cria algo, sua falta de interesse pode desfazê-lo.”


28 comentários

  1. Oi, Kamilla! Eu não li o livro, mas assisti ao filme alguns anos atrás. Apesar do foco grande na vida após a morte, lembro de ter gostado. Mas não sei se a ponto de querer ler o livro. E não foi só você que achou que a capa parece um incêndio! Ahahahah! Tive que olhar pra ela com mais cuidado agora pra ver que não é nada disso.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa engana mesmo! kkkk
      O livro vale a pena, o amor sempre vale :D
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, você. Estou com esse livro na fila de leituras para esse ano ainda. Eu vi o filme desse livro muitos anos atrás e me emocionei por demais. Como sempre ouvimos e falamos, o livro sempre é melhor que o livro, então não vejo a hora de chegar a vez dessa obra... É tão bonito o que se faz por amor, a busca pelo paraíso... Parabéns pela sua resenha... Me fez pensar em furar a fila nas minhas leituras. Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito lindo mesmo... Deixa ele furar a fila e dá uma chance, vale a pena! :D
      Beijos

      Excluir
  3. Olha esse livro sempre me instigou, várias vezes pensei em retirar ele na biblioteca da cidade, mas nunca o fiz. Espero poder ler ele um dia pois sei que será uma ótima leitura.
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ah que livro mais amor, eu não sabia desse livro mesmo, e seus comentários me deixaram bem intrigada para conferir. Deve ser uma leitura bem válida mesmo, e suas palavras expressaram maravilhosamente bem todas as sensações, destaques e situações mais interessantes na ambientação. Com certeza quero ler logo!
    Beijos, Fer ♥

    ResponderExcluir
  5. Oiee Kamilla! Amor Além da Vida é um dos filmes que mais me tocam, e sempre que assisto ele acabo captando algo diferente, que deixei passar das outras vezes. Eu adorei sua resenha! É um livro que já está nos meus desejados a certo tempo, mas tenho medo de ler e não gostar, sabe? Por gostar tanto do filme...

    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu não costumo gostar de nada desse gênero, seja filme ou livro, mas essa história me desperta um grande interesse. Eu cheguei a dar uma espiada no filme há algum tempo, não cheguei a ver tudo mas o suficiente para ver que é uma linda história. Acredito que o livro também tenha uma carga emocional muito forte e que seja lindo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Kamilla,
    Assisti ao filme que foi inspirado por esse livro e fiquei muito feliz por ter visto, assim como, tirei boas lições da história. Gostei muito de ler sua resenha do livro - é a primeira que leio dele - e achei muito legal alguns pontos que você ressaltou como o afeto que é inegável.
    Essa capa me remete a um por do sol, não a fogo.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Este livro tem uma história muito bonita, já assisti o filme um tempo atrás, mas pra ser sincera o livro foge do gênero que eu gosto de ler, por isso eu não leria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia o livro, nem mesmo o filme eu conheço, mas apesar de não ter sentido tanta vontade de ler assim, na parte em que você comenta sobre esses planos que são mais ou menos como o céu e o inferno eu me interessei.
    Pode ser uma leitura que venha a me surpreender.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ah, esse livro é pra mim, adoro essa pegada de mistério, de sobrenatural, de algo além do nosso conhecimento e domínio.
    Anotei a dica, só não vou ler no momento,porque acabei de deixar um personagem que falava demais, e isso é realmente cansativo.
    Vou aproveitar e assistir o filme enquanto isso.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu não conhecia a obra, tanto como livro como filme.
    Porém assisti ao filme do outro livro do autor, "Eu Sou a Lenda" e não gostei muito. Depois disso fiquei meio receosa. Para ser sincera, nem sabia que o autor tinha outros livros.
    Não curti muito a sinopse e o estilo do livro, então deixo essa dica passar.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a obra, achei uma história muito legal, é uma premissa muito importante que nos diz sobre amor bem alem da vida. Não vi o filme e também não conhecia o autor, adorei conhecer agora! Essa capa é linda, toda caprichada..não sei se leria mais quem sabe um dia. Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Assisti a adaptação e adorei. Muitos anos depois, descobri se tratava de uma adaptação e fiquei curiosa para ler, mas o tempo passou. Lendo a sua resenha, essa curiosidade voltou e agora preciso ler o mais rápido possível.
    Adorei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Hey!
    Eu nunca tinha ouvido falar sobre essa história, e acredite ou não, nem mesmo sabia do filme. Gostei demais da sua resenha, achei super bem escrita e me deixou satisfeita ao terminar de lê-la, você conseguiu me convencer que é uma história realmente boa. Parece ser bastante interessante o enredo, principalmente porque nunca li nada focado na vida após a morte, e adoraria começar de algum lugar. Espero ter a oportunidade de adquirir esse livro em breve.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Vi o filme quando lançou e faz algum tempo já. Na época gostei muito e me lembrou muito Dante Alighieri em A Divina Comédia. Não sei se o livro passa essa impressão... Enfim, o filme acho que não veria novamente, quanto ao livro não dizer...
    Adorei sua resenha!
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Não fazia ideia da existência deste livro, o que me surpreendeu bastante. E também não conhecia o Autor.

    Amo histórias que comovem o leitor e o leva junto ao enredo do livro até o fim.

    Quando me deparar com este livro ficarei certa que não me arrependerei de comprá-lo.

    Obrigada pela dica! Amei tua resenha.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Como sou kardecista gosto bastante da premissa desse livro e faz parte da evolução espiritual a aceitação da morte. Geralmente quando somos muito apertados ao terrestre aceitar a morte é bem difícil é quando vemos os que ficaram para trás sofrendo também. A morte é algo que assusta muito! Gostei do enredo desse livro mas confesso que no momento estou com medo de ler livros que abalem meu emocional que já não está muito bom.
    Bj

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu gosto de livros do gênero, mas não sabia que esse livro existia! :O
    Eu já assisti ao filme e ele é ótimo (sério, assista!), agora fiquei curiosa sobre a a obra.
    Assim como você, achei incrível essa sacada do autor de colocar a "terra de inverno" para as pessoas lidarem com seus próprios demônios.
    Creio que essa seja uma obra bonita, dramática e emocionante!
    Adorei a resenha e irei ler quando puder!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olha, nunca tinha ouvido falar do livro e muito menos do filme, mas adoro essa temática espirita e o livro parece trabalhar ela muito bem.É muito bom quando não conseguimos expressar o que sentimos por um livro em uma resenha pois isso mostra que ele realmente nos tocou.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi, sabe quando você vê o título e acha que conhece? Pois é, eu estou com essa sensação... Não lembro se já vi o filme e se vi não me recordo de nada, mas acho esse tipo de história muito boa. Adoro essa questão de uma além vida, afinal sempre acreditei que existe algo depois da morte. Saber que a obra faz sentir diversas emoções também é algo que me anima, gosto muito de ver um amor, de aprender com as obras e essa parece oferecer isso! Então definitivamente quero ler, sua resenha mesmo sem falar muito já nos faz ter uma noção do tanto de coisas que sentiremos!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Kamilla!
    Não sabia que tinha o livro de "Amor além da vida", já vi o filme e gostei muito. Pela sua resenha o filme parece que seguiu bem os pontos do livro, acontece realmente como você descreve. Vou querer ler esse livro com certeza, pois gosto da sua temática. Obrigada pela dica! Bjos

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Não havia visto nem o filme, é bom saber pelo menos que tem um livro também. Pela capa do livro eu nunca imaginei que teria tantos pontos positivos assim. Geralmente a temática não me atrai, mesmo com a noção de que seria algo emocionante e fácil de ler devido ele ser curto. Mas com certeza vou anotar a dica e quem sabe ler em breve.

    ResponderExcluir
  23. Cara, este filme é lindo demais. Nem sabia que tinha o livro, mas acho que depois de ver o filme.... Olha, eu acredito muito no que tem no filme, não com tanta intensidade, mas puxa, ele é de um sentimento tão forte e o final? E aquele final???? Eu acho que o livro pode ser um pouco massivo mesmo e o filme é super longo né. Mas é muito emocionante.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda, mas confesso que chamou bastante minha atenção, eu gosto desses romances que nos trazem uma lição e fiquei bem curiosa para conhecer a história do casal, parece ser muito envolvente mesmo. Adorei a dica, e fiquei feliz que você gostou do livro mesmo sem saber o que iria encontrar nele. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir