22/04/2016

RESENHA: Mentira Perfeita - Carina Rissi

Mentira Perfeita

Autor(a): Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas: 462
Edição: 1
Ano: 2016
Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente...
Livro maravilhoso (e não esperava diferente, afinal é da Carina ♥)

Júlia é uma mulher que tem seus traumas e que por isso tem certa dificuldade (e medo) de se relacionar de verdade. Conhecendo a história dela a gente consegue compreender o porquê. Mas calma, o livro é super leve e não tem nada de história dramática e pesado, Carina abordou tudo de forma coerente que faça com que o leitor entenda, se apaixone e ame. A nossa protagonista trabalha em uma multinacional, cuja a dona é Alicia (protagonista de Procura-se um marido), ela é programadora e está correndo pra fazer o site da empresa. A Júlia mora com a tia, Berencice ou Berê, e a ama como se fosse sua própria mãe. A Berê tem problemas cardiológicos e por isso precisa de um coração novo (está na fila de espera), um certo dia Berenice passa mal e é socorrida. E é no hospital que tudo começa, a Mentira. O sonho da tia é que sua sobrinha se case com tudo que se tem direito (até pombos) e pra não estressar ainda mais a tia, Júlia mente e diz que está namorando. 

Marcus é irmão do Max (mocinho de Procura-se um marido e futuro marido da Alicia), ele mora inclusive com os dois no apê do Max, mas ele quer mais que isso, ele quer sair de lá. Quer ter mais independência. O Marcus não é mais nenhuma criança, trabalha na fundação em homenagem ao avô da Alicia (que ajuda crianças sem condições) e faz faculdade. O receio dos seus familiares em ele morar só é que o mesmo sofrera um acidente de moto e ficou paraplégico, ou seja, não consegue mais sentir as pernas, ou melhor, usá-las. Claro que ele tem esperanças que isso mude, afinal teve algumas melhorias. A família dele então decide que ele só poderá morar só se tiver alguém ajudando ele, uma cuidadora talvez. 

Quando comecei a ler fiquei pensando que o enredo me lembrava um pouco a história de Como eu era antes de você, o cara cadeirante e a cuidadora. Mas é só impressão mesmo, o enredo toma outro rumo e é bem gostoso de acompanhar. Vocês devem estar se perguntando, então, como eles dois se conheceram e como a mentira tem a ver com isso, correto?!

Certa vez a Júlia precisou levar os documentos para a Alicia na fundação e eis o local que os dois personagens se encontraram pela primeira vez. Houve de imediato uma atração, mas nenhum dos dois deu bola. O tempo passou e eles se encontraram novamente em um barzinho, como tinham amigos em comum ficaram na mesma mesa. Uma amiga da Júlia contou que ela tinha mentido pra tia dizendo que tinha namorado e a tia já havia contratado todo o serviço de casamento (gastando todas as suas economias) e a nossa protagonista não sabia o que fazer. Eis que a ideia surgiu, deram ideia dela fingir que namorava alguém. Mais tarde naquele mesmo dia o Marcus chegou na Júlia e deu a ideia deles fingirem que estavam namorando pra tia Berê, mas em troca Júlia fingiria ser cuidadora para os seus pais, para que eles não ficassem em cima na história dele morar só. 

A Júlia fica bem receosa pra aceitar, principalmente pela atração apalpável que os dois fingem não ter. Mas acaba cedendo. E é agora que a mentira acaba se tornando a Mentira Perfeita. No desenrolar da trama conhecemos mais o receio de ambos, os medos, mas tudo é leve e que cativa o leitor. Como já havia dito os dois fingem não sentir nada, mas o sentimento que antes era apenas de atração vai ganhando outras cores, outra intensidade. Será que eles conseguem fingir por mais tempo? E mais, mentir pra si próprio? Não vou falar muito disso, mas vou dizer: Ô povinho cabeça dura! rs Em vários momentos fiquei encabulada e até chorei (tpm, gente haha). É um fingindo, é outro tentando proteger (por causa dos seus próprios preconceitos), mas a Carina mostra que quando tudo é real, quando existe sentimento isso não é nada... E o final, ah o final é delicioso/maravilhoso. Por isso que amo os livros da Carina. 

Só tenho uma ressalva: Aconteceu lá pro final do livro uma coisa que achei meio louco (quem já leu, me refiro a Samantha) e que me deixou meio encabulada. Mas foi bom pra dá uma açãozinha a mais rs. O livro tem a narrativa intercalada, um capítulo do Marcus outro da Júlia, ok que a maioria é da Júlia, acho que mulher pensa e fala mais né? :x Pra quem não sabe esse livro é o spin-off de Procura-se um marido, mas não contém spoilers do outro livro, na verdade os personagens aparecem pouco nesse livro (mas dá pra matar a saudade).

Sobre os detalhes: A diagramação está impecável, não encontrei nenhum errinho sequer. Porém a capa não é muito do meu agrado, a modelo não me lembrou a protagonista e nem os vestidos de noiva. Sim, no plural... não sei se perceberam mas a modelo veste um vestido de noiva e na contra-capa o vestido que aparece é outro. E nenhum dos dois parecem com que é descrito. 

Comentário final: Não sei mais o que falar desse livro que considero pacas... a Carina colocou romance, um dramazinho que fisga o leitor e o deixa mais apaixonado ainda pela história, que a única limitação que nós temos, somos nós mesmos e os personagens são apaixonantes. O Marcus principalmente (gente, Carina é maravilhosa em fazer personagens masculinos apaixonantes). Super recomendo que leiam (esse e todos os outros livros da Carina). 

QUOTES: 
“Uma coisa é fingir ter coragem. Outra, completamente diferente, é convencer suas pernas dessa coragem.”
“Nem sempre o que queremos é o que estamos sentindo.”
“Ninguém aguenta bancar o durão a vida inteira. É preciso se entregar à fraqueza de vez em quando, para poder conhecer o tamanho da sua força.”


25 comentários

  1. Oi, tudo bem? Estou doida para ler este livro, apesar de nunca ter lido nada da Carina. As pessoas falam tão bem dos livros dela que fico cada vez mais curiosa para conhecer as obras dela, hahaha. Adorei a resenha, parabéns!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Atá hoje só li da autora o livro "Perdida" que gostei muito. Tenho " Procura-se um marido" mas ainda não consegui ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ooi, Kamilla! Amei a resenha, estava querendo mesmo saber sobre esse livro. Eu ainda não li o "Procura-se um marido", mas está na minha listinha, deixa eu primeiro ler Perdida e as continuações hahaha Já me apaixonei pelo Ian, pois é... Só li algumas partes e amei demais! Então, estou suspeitando que os outros irão me conquistar também :v
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ian é apaixonante ao extremo!
      Sem dúvidas Max, Marcus e Dante vão te fisgar, são tão amores quanto o Ian.
      Beijos

      Excluir
  4. DOIDA PRA LER!! Carina diva maravilhosa me conquistou com Sofian em "Perdida", estou super animada pra conhecer mais um universo dela <3

    www.literaturaliteral.wix.com/litblog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Carina são só amor! <3
      PS: Não consigo comentar no seu blog :/
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Kamilla,
    Estou lendo esse livro e é um vício, hein?
    MEU DEUS, não consigo largar!
    Carina Rissi sempre encanta meu coração!
    Ótima resenha.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Carina são incríveis e difíceis de largar! haha
      Obrigada.
      Beijos

      Excluir
  6. Nossa, muito boa sua resenha! Adorei essa citação “Uma coisa é fingir ter coragem. Outra, completamente diferente, é convencer suas pernas dessa coragem.”

    ResponderExcluir
  7. esse é o único livro que ainda não tenho e portanto não li da Carina!
    eu adorei a resenha, pois foi a primeira que li e pude saber mais do enredo central
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamila, tudo bem?
    Antes de tudo, só de ver o título do post já senti uma invejinha de você, rsrsrs
    Você não tem noção do quanto eu quero esse livro kkkk...

    Agora, quanto a resenha eu adorei..
    Você é sempre bem objetiva e eu gosto disso.
    Por falar nisso, xau. Vou ali na saraiva comprar esse livro,
    não aguento mais. kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corre pra comprar Flávia! haha Você vai se apaixonar por Marcus :p
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Kamilla!
    Todos os leitores são assim com os livros da Carina, né? Completamente apaixonados, rsrs
    Eu não sou muito do gênero, então nunca li nenhum. Que bom que você gostou de mais esse ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Carina são ótimos! E é sempre bom dá chance pro desconhecido :)
      Beijos

      Excluir
  10. Oláa Kamilla! Tudo bem?
    Vim correndo (no meu tempo, e sou sedentária) ler sua resenha, pois sei o quanto você é fã da autora e do primeiro livro! Sou louca para ler algo dessa mulher, mas até agora não consegui comprar (leia-se: sou pobre). hahaha Mas vou tomar coragem e juntar as moedas, pois a cada dia que passa fico mais e mais ansiosa para conferir os romances dela. Mentira Perfeita me parece beeem legal, mas ainda acho que irei começar por Perdida!
    Adorei a resenha!
    Ps: também não gostei muito da capa.

    Beeeeijos <3
    Gaby
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, leia Carina Rissi! hahaha Somos todas, tem um livro dela que ainda não comprei (choro até hoje). E comece por Perdida mesmo, amo os livros da Carina, mas Perdida tenho um amor a mais <3
      A capa é feiosinha! rs
      Beijos

      Excluir
  11. Só que que achei essa menina meio doida? hahah
    Brincadeira, ainda não li o livro. Mas pela sinopse foi o que achei.
    Esses livros ajudam a distrair né, leituras bem leves.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei nada de doida não... ela fez o que fez por amor a tia, que inclusive é uma relação linda. rs
      Pena que a sinopse não é a minha resenha :p
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Kamilla.

    Olha, essa é segunda resenha de "Mentira Perfeita" que eu leio, e cada vez mais me convenço de que tenho que ler esse livro logo. Ele já está aqui me esperando.

    As vezes fico me perguntando o que tem na água da casa da Carina, porque não é possível que uma criatura escreva histórias tão boas assim e não tome nada. HAHAHA'
    Mas falando sério agora, eu amo a carina demais. E tenho certeza que vou amar esse livro.

    Parabéns pelo trabalho.
    Abraço
    Ingrid Cristina
    plataformatresquartos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina tem tomado algo mesmo, porque ô mulher pra fazer livros bons! haha
      Obrigada
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Kamilla,

    Recebi esse livro de presente e estava um pouco receosa em ler. Li Perdida da autora e adorei, dai li o segundo e não gostei tanto sim e acabei me distanciando dela. Esse achei que seria mais um livro de série, por ser spin-off, mas agora me empolguei. Assim que tiver uma brechinha na minha lista vou ler.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir