27/11/2015

RESENHA: Na porta ao lado - Luiza Trigo

Na Porta ao Lado

Autor(a): Luiza Trigo
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 256
Edição: 1
Ano: 2015
No livro, a autora narra as aventuras e desventuras de Carol, que começa o novo ano na escola tendo que encarar não só o casamento de sua mãe e uma mudança de casa, mas também o padrasto como professor e o filho dele como colega de turma. Parece muito azar para uma garota só! Mas muitas outras surpresas aguardam a protagonista, suas amigas e os leitores ao longo das páginas.
Um livro fofo ♥

Carolina, ou simplesmente Carol, tem 15 anos e está iniciando o ensino médio juntamente com suas amigas. Ela está passando por uma fase bem conturbada, mas porquê? A mãe dela resolveu se casar, repentinamente. Segundo a Carol no mesmo dia que apresentou o cara, já o apresentou como noivo e resolveram se mudar e morar juntos... e obviamente que a Carol teve que ir. O namorado/noivo da mãe se chama Carlos e tem um filho, Tomás, que digamos assim é bem intragável, e "acha" que a Carol é uma menina fútil e metida. Ah, além disso o Carlos é professor da Carol. 

A Carol conhece na escola um carinha fofo, meigo e que gosta de ler: Bernardo. Mas será que ela é o que ela precisa mesmo?! 

Esse livro é bem curtinho, mas que tem vários desdobramentos e surpresas. Geralmente livros do gênero é bem clichê e previsível, mas vos digo que a Luiza me surpreendeu. Não imaginei que iria ter o desfecho que teve, fiquei com uma pontinha de dor no coração, mas achei digno. E é um puta ponto positivo pra história e ótimo para a galera que está passando por essa fase.

A Carol é uma menina meiga, não tem nada de fútil, adoro ler e sair/ficar com as amigas. A mãe da Carol é um amor e apesar de ser mãe comete alguns errinhos, como proteger demais. O livro como um todo é ótimo, é gostoso e fácil de ler. A leitura flui. 

O livro trás muitas referências de outros livros, como a protagonista ama ler ela sempre comenta sobre as leituras (ela leu Orgulho e Preconceito, Extraordinário e tantos outros), a autora pra dá um charme a mais no livro fez o seguinte: Todo início de capítulo começa com o título de um livro. Eu adorei isso, sinceramente ♥ A história ainda trás conflitos entre amigas, relação mãe-filha e sobre a mudança em relação a mãe estar com alguém, romance (sim, e tem triângulo amoroso) e autoconhecimento. Como os livros do gênero são bem clichês e Na porta ao lado é um pouco, mas o final pra mim foi inesperado e adorável.

Sobre os detalhes: Cada início de capítulo, além de ter um título de um livro, também tem alguns detalhes assim como o final de um capítulo. Meigo. A capa é linda e maravilhosa, simplesmente amei... Só não curti o título do livro, remete muito a uma outra coisa, o que é até bom. A fonte e o espaçamento são ótimos, porém as folhas são brancas (como todos os livros da Luly), mas é um livro lindo e fofo de qualquer forma.

Comentário final: É um livro fofo, meigo e que tem uma narrativa que te envolve. Ou seja, leia!

QUOTES:
“– Pare de ter medo de tudo! Se arrisque! É melhor você se arrepender de alguma coisa que fez do que de algo que não fez.”
“– Para mim todo livro é livro, toda história é uma viagem.”
“O amor não é querer mudar o outro, mas gostar daquele jeitinho particular.”


10 comentários

  1. Oi Kamilla,
    Awn! Parece ser um livro muito fofo mesmo. Estou com saudades de histórias com protagonistas adolescentes, fiquei com vontade de conhecer um pouco mais da Carol. Achei muito bacana menção a outros livros, Orgulho e Preconceito é o meu favorito e eu também sou apaixonada por Extraordinário. Gostei muito da descrição sobre o livro ♥
    Beijos, Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom! E se está com saudades dos livros assim, todos os da Luly tem essa pegada! :D Indico todos.
      Beijos

      Excluir
  2. O livro é muito lindinho mesmo, embora o enredo não me interesse, acho ótimo esses livrinhos porque podem incentivar leitura em pré-adolescentes, etc. Dei o Meus Quinze Anos a minha prima de aniversário e ela adorou ;) beijos
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá ^^

    Preciso com urgência deste livro! Eu amei "Meus 15 anos"!
    Adoro protagonistas que gostam de ler super me identifico!

    Bjks,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol é amiga da Bia, dos meus 15 anos! Ou seja, você vai adorar :D
      Beijos

      Excluir
  4. Oiiii

    Pretendo ler esse livro em breve. Luly é uma fofura, só li Carnaval mas pretendo ler logo Meus 15 anos e Na Porta ao Lado.
    Adorei a resenha

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Luly é uma fofura mesmo, assim como os livros dela <3
      Beijos

      Excluir
  5. Fique com vontade de ler, entrou para a lista dos livros que pretendo recomendar para minhas alunas adolescentes! Adorei que a autora da aos capítulos nomes de livros.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indica mesmo! Ela sempre brinca com os capítulos, no livro Meus 15 anos foram nomes de filmes... ;)
      Beijos

      Excluir