23/10/2015

RESENHA: Luan Santana, A Biografia - Ricardo Marques

Luan Santana, a biografia

Autor: Ricardo Marques
Editora: Record
Páginas: 224
Edição: 1
Ano: 2015
Uma leitura com fotos e documentos inéditos que aos poucos reconstrói o cenário que permitiu ao jovem artista exercitar e lapidar livre e consistentemente sua vocação Luan Santana não é o que é hoje à toa. Não chegou aonde chegou por acaso. Esta biografia deixa isso bem claro. E vai além. Sua saborosa leitura – valorizada por um conjunto de fotos e documentos inéditos, destinados ao delírio dos fãs – aos poucos reconstrói o cenário que permitiu a um jovem artista exercitar e lapidar livre e consistentemente sua vocação. Caso raro de talento excepcional desenvolvido sob as melhores condições – família amorosa (com sólidos valores) e estrutura profissional impecável e bem-planejada –, Luan Santana é o maior artista pop brasileiro da atualidade e aquele de futuro mais promissor. Conhecer esta história, brilhantemente contada pelo jornalista Ricardo Marques, é conhecer a história de um Brasil tão menosprezado quanto independente e vencedor. Para muitos, o Brasil que dá certo. O país de Luan Santana; sem dúvida o do futuro.
É ótimo pra conhecer um pouco mais sobre o Luan, vale a pena!

Eu já havia comentado uma vez aqui no blog e nas redes sociais do blog que sou fã do Luan e sou de fato, inclusive tenho um FC (fã clube) há 5 anos. Isso mesmo! E quando vi sobre a biografia corri pra comprar, porque obviamente juntar as minhas duas paixões é o máximo. Eu não tinha expectativa em relação ao livro, só comprei por ser o Luan mesmo (#soudessas). Eu já tinha lido autobiografias, mas nunca uma biografia de fato... não sei se o formato é o mesmo, mas adorei e quero ler de outros artistas, é muito bacana conhecer mais da pessoa além do que a mídia mostra.

O livro é bem curto, bem pequeno mesmo, achei que teria mais coisas... o autor da biografia não contou TUDO da vida do Luan, cortou muita coisa. E houve pequenos erros por parte de pesquisa dele, por exemplo ele citou que o Luan iria desfilar pela primeira vez em uma escola de Samba no Rio ano que vem (2016), o que é mentira. O Luan desfilou na Grande Rio em 2011. Tem algumas outras coisas pequenas, mas tudo ok, nada que impeça a leitura. O que mais curti foi a pesquisa antes do sucesso, da época que o Luan nem era conhecido mesmo, como os pais deles se conheceram e se apaixonaram, a relação do Seu Amarildo (pai do Luan) com o pai (José Santana, avô do Luan) e sobre o rompimento com o ex-empresário do Luan, Anderson Ricardo, e ah, claro sobre o quase sequestro no Paraguai. 

A biografia conta com 30 capítulos e apêndice, com a discografia, trilhas sonoras de novelas e as músicas de cada álbum lançado por ele. Sem dúvida é um ótimo livro pra conhecer um pouco mais do Luan Santana, como ele conquistou tudo, como ele correu atrás, nem tudo sempre foi flores pra ele. Um exemplo disso é que ele nas redondezas de onde ele vivia a primeira música que fez sucesso na voz dele foi Falando Sério, que posteriormente foi comprado os direitos pela dupla João Bosco &Vinícius e ficou conhecida nacionalmente por eles, outras duas canções começaram a fazer sucesso na voz do Luan e veio a mesma dupla "roubar" a música e fez sucesso novamente com elas, enquanto o Luan ficava por baixo, já que não havia adquirido a exclusividade da música, por conta do financeiro.

Uma das coisas que adorei nessa biografia foi a finalização que o autor fez: “Que ninguém se esqueça: Luan Santana está apenas começando, e a partir de agora caberá a ele escrever os próximos capítulos deste livro.”, não conheço o autor, mas já o considero pacas! hahaha Ah, o livro conta com algumas imagens do Luan criança, tem até ultrassom de quando a mãe do Luan, dona Marizete, estava grávida.

São muitas curiosidades sobre o Luan que a grande maioria deveria conhecer, eu como fã conheci novas coisas através da leitura. E passei a admirá-lo ainda mais... acho justo que as pessoas conheçam mais do Luan e que deixem um pouco de lado esse pré-conceito sobre ele e a música sertaneja universitária. 

Eu nunca havia feito uma resenha bibliográfica e não sei bem como fazer, mas espero que tenham entendido um pouco do que trás o livro. A leitura é bem rápida, parecia que eu estava lendo um livro de ficção, sabe? A narrativa é fluída, leve... O livro tem um espaçamento ótimo e uma fonte de letra melhor ainda. Na parte em que há imagens são folhas do tipo de revista (das boas, não é aquelas fininhas não... é tipo o da revista CARAS haha). 

Comentário final: Leiam esse livro, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o Luan. De verdade, eu sei que não posso falar muito sobre porque nessa situação não consigo ser imparcial, mas ele tem uma história de vida bem bacana! Ele é um cara merecedor de tudo que conquistou ♥

 


3 comentários

  1. Sou muito fã do Luan também, é um dos cantores que mais gosto e escuto.Não leio muitas biografias, mas fiquei com muita vontade de ler sobre a vida do Luan Santana.É muito interessante sabermos como começou a carreira dos nossos ídolos. Amei beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo o Luan <3 haha Eu também não sou de ler biografias, mas gostei bastante do formato. E leia, vale a pena.
      Beijos

      Excluir
  2. Algumas colegas minhas diziam que não seria bom se eu comprasse, porque nem tudo o que tava escrito era verdade (elas realmente estão certas), além disso eu nem gosto de ler biografias, mas como eu sou luanete, eu resolvi ler a resenha pra saber um pouco mais, aí eu tomei coragem e comprei!

    ResponderExcluir