09/04/2015

RESENHA: O Visconde que me amava - Julia Quinn

O Visconde que me amava

Autor(a): Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Edição: 1
Ano: 2013

A temporada de bailes e festas de 1814 acaba de começar em Londres. Como de costume, as mães ambiciosas já estão ávidas por encontrar um marido adequado para suas filhas. Ao que tudo indica, o solteiro mais cobiçado do ano será Anthony Bridgerton, um visconde charmoso, elegante e muito rico que, contrariando as probabilidades, resolve dar um basta na rotina de libertino e arranjar uma noiva.
Logo ele decide que Edwina Sheffield, a debutante mais linda da estação, é a candidata ideal. Mas, para levá-la ao altar, primeiro terá que convencer Kate, a irmã mais velha da jovem, de que merece se casar com ela.
Não será uma tarefa fácil, porque Kate não acredita que ex-libertinos possam se transformar em bons maridos e não deixará Edwina cair nas garras dele.
Enquanto faz de tudo para afastá-lo da irmã, Kate descobre que o visconde devasso é também um homem honesto e gentil. Ao mesmo tempo, Anthony começa a sonhar com ela, apesar de achá-la a criatura mais intrometida e irritante que já pisou nos salões de Londres. Aos poucos, os dois percebem que essa centelha de desejo pode ser mais do que uma simples atração.
Um romance histórico maravilhoso!

Anthony é o filho mais velho e um libertino assumido, nunca quisera se casar por causa de uma maldição que acha que paira sobre os homens Bridgertons, depois que seu pai falecera. Mas de qualquer forma ele decide se casar, porém sem se apaixonar por mulher nenhuma. Ele queria uma amiga, uma companheira em todas as horas - inclusive na cama -, mas sem amor.

Kate é a meia-irmã da Edwina, que todos sempre param pra admirá-la colocando a Kate sempre em segunda opção. Nunca teve nenhuma inveja da irmã, e nem esperava se casar de qualquer forma. A Edwina é inteligente, culta, que ama ler. O tipo exato de mulher que o Anthony espera pra se casar. E eis que ele começa a cortejá-la, porém o que ele não esperava é que o destino tinha outros planos pra ele e pra Kate.

Assim que se começa a temporada em Londres, onde as mães levam as suas filhas em idade de casar para serem jogadas na sociedade e os homens poderem cortejá-las o visconde, Anthony, já se interessa pela Edwina, não com amor, mas apenas pra casar mesmo. Só que para poder cortejá-la ele tem que ter o alvará da Kate, essa por sua vez já o odeia pelo fato dele ser um libertino e patife. E eis aí que a história começa... Eles dois de cara se estranham, ela diz que não quer ele com a irmã e ele por sua vez se sente desafiado. E ah, ele adora desafios! 

Eu sei bem como vocês imaginam como se dará o término do livro, mas o que vocês não sabem é um monte de surpresas que virá no decorrer da leitura. A Kate ela sofreu muito, perdera a sua mãe quando tinha 3 anos e foi criada pela Mary (mãe da Edwina), não tem nada de MÁdrasta, porque a Mary a tratou com uma verdadeira filha, maaaaaaas... aconteceram coisas, que fazem a Kate sofrer muito. E o Anthony com a tal maldição, também deixara muitas coisas de lado. Deixou um medo ser maior que ele. E talvez só amor consigam fazê-lo enxergar melhor as coisas. 

Achei lindo a construção dos personagens, dos medos e aflições deles. Não é nada banal, nada mesmo, a autora moldou tudo de forma maravilhosa. E há muitas partes engraçadas também! Esse é o segundo livro da autora que leio e já virei fã. É viciante. Os livros por serem "previsíveis" tem tudo pra ser um amontoado de clichês, mas ela soube fazer com que se tornasse algo único. 

Sobre os personagens: Anthony é um homem maravilhoso (em todos os sentidos!), mas não é perfeito. E a autora, no final do livro, fez questão de explicar o porquê.
Katy é forte, linda e determinada. Gostei muito dela, sempre foi vista apenas como a irmã mais ou menos da Edwina e nunca teve nenhum ciúmes ou inveja, simplesmente sabia que a irmã era linda e a adorava. Há vários outros personagens, mas deixarei pra vocês conhecerem quando fizerem a leitura.

O livro tem 304 páginas, mas a história é tão viciante que elas passam voando. É em terceira pessoa, onde o foco é o Anthony e a Kate. Ora sabemos o que um está pensando, ora o outro. O legal da terceira pessoa é esse dinamismo maior. A diagramação interna está ótima, não encontrei nenhum erro e as letras é em um tamanho ótimo. 

Ah, queria fazer apenas um comentário sobre a Lady Whistledown: Continua destruidora! :p Pra quem não sabe ela tem um jornal "As crônicas da sociedade de Lady Whistledow" onde ela comenta os acontecimentos e fofocas da sociedade londrina e é ótimo gente... ela sempre sabe de tudo e ninguém sabe como.

Comentário final: Leiam!

QUOTES: 
"Alguns laços, ele começava a perceber, eram mais forte que os de sangue."
"Homens são criaturas contraditórias. A mente e o coração nunca estão de acordo. E, como sabem muito bem as mulheres, suas ações costumam ser governadas por um aspecto completamente diferente."
"Um homem charmoso é muito agradável e um homem de boa aparência é, sem dúvida, uma visão que vale a pena, mas um homem honrado, ah, querida leitora, é para ele que as jovens devem correr."


14 comentários

  1. Já tinha ouvido falar desse livro... Me foi recomendado por ser de época mas não ter aquele peso todo que os livros mais antigos trazem, e ainda ser descontraído. Essa é a primeira resenha que leio de algum dos livros dessa "trilogia" (?) e fiquei muito, muitíssimo interessada! Parabéns s2
    Whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série, mas os livros são independentes, porque cada livro conta a história de um irmão diferente. Muito bom o livro e a leitura fluí! :)
      Beijos

      Excluir
  2. Já tinha ouvido falar desse livro... Me foi recomendado por ser de época mas não ter aquele peso todo que os livros mais antigos trazem, e ainda ser descontraído. Essa é a primeira resenha que leio de algum dos livros dessa "trilogia" (?) e fiquei muito, muitíssimo interessada! Parabéns s2
    Whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é uma série... só que são independentes. Cada livro fala de um irmão. :)
      Beijos

      Excluir
  3. Olha eu ainda não tive a oportunidade de inciar a leitura dessa série, apesar de ver que todos comentam muito bem, até porque dizem que é um romance super fofo, mas eu ainda quero completar a minha coleção para poder ler tudo de uma vez só. Espero gostar, porque até agora eu não li nada de época e acho que vou acabar começando por um outro livro ai. Espero gostar bastante quando tiver toda série em minha estante e parabéns pela sua resenha, porque me deixou bastante curiosa para saber tudo que acontece com os personagens.

    beijinhos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-miley-cyrus-she-cant-stop.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série foi uma ótima surpresa! É muito gostoso!
      Beijos

      Excluir
  4. Eu estou em uma fase de ler romances, ainda não li nenhum da Julia Quinn, acho que vou começar por esse ;)
    ótima resenha, parabéns!

    Blog De Leitor para Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo. Indico que comece por O Duque e eu, que é o primeiro da série.
      Beijos

      Excluir
  5. Amo livros com histórias de época, nunca li nem um livro da Julia Quinn, mas depois desta resenha irei ler com certeza, a sua resenha me deixou com muita vontade de ler o livro.
    Estou te seguindo :D

    Beijos!!

    http://balaoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Eu não gosto de histórias de época, já tentei ler várias delas, porém nenhuma me cativou.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro essa série da Julia Quinn, sou viciada demais haha
    E esse livro é tão fofo, a Kate é uma das minhas personagens favoritas da série <3

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir