16/04/2015

RESENHA: Morte na Praia - Agatha Christie

Morte na Praia

Autor(a): Agatha Christie
Editora: Coleção L&PM Pocket
Páginas: 272
Edição: 1
Ano: 2013
Tudo o que Hercule Poirot queria naquele verão era ter alguns dias de paz no luxuoso hotel Jolly Roger, longe de crimes e de investigações. Mas quando Arlena Stuart passa por ele na praia, atraindo o olhar de todos os homens (bem como o ódio de todas as mulheres), ele desconfia que talvez suas férias não sejam tão tranquilas como esperava. De fato, no dia seguinte, um assassinato acontece.
Enquanto tenta descobrir quem é o responsável, Poirot percebe que não são poucas as pessoas naquele hotel que teriam um motivo para matar... Neste livro, o leitor é convidado a analisar junto com Poirot os motivos e os álibis de todos os hóspedes do Jolly Roger. Morte na praia é um quebra-cabeça complexo, ao melhor estilo de Agatha Christie.
Uma palavra: Surpreendente!

Pairot é um investigador nada convencional, mas ele decidiu se dá uma folga e ir para um luxuoso hotel que fica praticamente no meio do nada para descansar. Pena que ao invés de ter descanso, ele tem trabalho. Nas redondezas do hotel aconteceu um assassinato e ele junto com a polícia local tentam investigar quem matou a Arlena Stuart, uma mulher casada, mas que era da vida. Por onde ela passava atraia os homens e o ódio das pessoas. No entanto todos aqueles que pareciam ter envolvimento com o caso tinha um álibi infalível. Quem seria então o assassino?

Esse livro foi o meu primeiro contato com a escrita da tão falada Agatha Christie e eu não me decepcionei em nada. E como dizem os comentários, ela surpreende o leitor de forma inimaginável. 

Quando acontece o assassinado por estrangulamento da Arlena todos ficam surpresos, alguns nem tanto, já que ela era um mulher que conseguir muitos ódios - principalmente o das mulheres - e a admiração dos homens. Só que a forma que o assassinato foi, não remetia a ninguém que estava no hotel, a polícia tentara descobrir por vários meios. Mas as vezes, as aparências enganam... 

Nos suspeitos tem amante que é casado, levando a outra suspeita - a esposa deste -, o marido traído, a enteada, a 'amiga' do marido, um fanático religioso, e a incógnita. Nenhum dos citados poderiam ter matado, já que tinham álibis incontestáveis. Será? Só lendo pra descobrir. No decorrer da leitura fiz as minhas apostas, mudei várias vezes, no final quando eu estava quase certa de que sabia quem havia matado a Arlena, fui maravilhosamente surpreendida. Eu de fato, nunca imaginaria que quem a matou, foi a pessoa que a Agatha meticulosamente escolhera. 

A narrativa do livro é em terceira pessoa mudando o foco algumas vezes, só pra dá aquele gostinho e fazer a curiosidade aumentar. Eu adorei de verdade o livro, e acho que para um primeiro contato com a autora foi bem satisfatório. Entretanto o livro não chegou a ser 5 estrelas, veja bem, foi muito bacana. Mas senti falta de algo, que na verdade não sei explicar o quê, mas senti. Dá pra entender? Talvez não seja o melhor dela ou talvez eu que não seja feita pra ler o gênero (apesar de adorar). 

Comentário final: Super recomendo!

                                                                 QUOTES:                                                                 

“Hoje em dia, ninguém acredita no mal. O mal é considerado, no máximo, uma mera negação do bem. O mal, as pessoas dizem, é cometido por aqueles que não sabem o que fazem...Que não se desenvolveram... Que devem ser mais lamentados do que culpados. No entanto Monsieur Poirot, o mal é real! É um fato! Eu acredito no mal como acredito no bem.”
“Se você não tinha nada de útil para dizer, ficar tagarelando o tempo inteiro para quê?”


2 comentários

  1. Oi Kamilla, adorei a resenha, eu simplesmente amo Agatha Christie e ainda não li este livro, espero poder ler também e assim como você super recomendo qualquer livro dela, mesmo sem ler tenho certeza de que é perfeito.

    Beijos e bom feriado.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-caminho-para-esplendor-vol-i.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o meu primeiro contato com a autora, espero gostar dos demais livros.
      Bjs

      Excluir