25/05/2014

RESENHA: O Projeto Rosie

O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Páginas: 320
Edição: 1
Ano: 2013
Skoob

O livro: 
     O Projeto Rosie é um lad lit (chick-lit narrado por um homem). Nele conhecemos o personagem principal Don Tillman, professor de Genética, que é um tanto quanto peculiar. Ele é certinho e tem uma programação detalhada para tudo. Quando digo tudo, é pra tudo mesmo. Até lavar o banheiro, comer, se vestir.

Don, não tem lá muito jeito com mulheres. E nem com amizades, pra falar a verdade só tem dois amigos. Gene e Cláudia. Ele quase chegando aos 40 anos percebe que está na hora de ter uma parceira, esposa, e faz um projeto pra conseguir uma. O Projeto Esposa. Com perguntas minuciosas que faz excluir várias candidatas, se não todas. Perguntas do tipo, se fuma, se usam muita maquiagem.  Em um belo dia aparece Rosie, dizendo que foi o Gene que a mandou ela ir lá (no escritório do Don). Ele pensa imediatamente que ela era uma candidata para o projeto e a convida para jantar. Depois de conhecê-la a vida dele começa a mudar, no começo ele nem se dá conta.

Após um jantar, totalmente cômico, eles vão para o apartamento do Don. E lá conversam por horas e Rosie revela não saber quem é seu pai. Apenas sabe que sua mãe teve relações sexuais com ele em uma festa de formatura e que ele é médico. Aí então o Don resolve deixar um pouco O Projeto Esposa de lado e iniciar O Projeto Rosie, colher amostras de DNA de todos os médicos formados (melhor dizendo, que estavam na festa de formatura) e levar para o laboratório pra tentar descobrir quem é o verdadeiro pai dela. 

~~~~

Pra mim o livro fluiu muito bem, não conseguia largar ele um momento sequer. Depois que Don conheceu Rosie, as coisas mudaram pra melhor. Adorei os dois juntos, apesar de todas as diferenças, eles são “perfeitos” juntos. E não há como não dá umas boas risadas com o livro. Um assunto que no comecinho do livro foi citado, mas não foi lá muito abordado foi a Síndrome de Asperger - na qual nitidamente o Don sofre -. Mas creio que o autor não quis abordar mais do tema para o livro não ficar muito sério, acho que queria mesmo apenas abordar o lado cômico da história. Apesar disso, o livro traz várias lições. 

Personagens
     Eu achei a maioria dos personagens cativantes. O Don, protagonista, é um lindo! Apesar de toda peculiaridade que é ele, ele me cativou bastante. Rosie é uma das personagens secundárias mais cativantes que já vi. Ela fez o Don mudar, claro não totalmente, mas por causa dela começou a ver e sentir coisas que antes não sentia/via. Depois que ela entrou na história ela tomou um rumo melhor, o livro me ganhou mais ainda. Cláudia e Gene, é um casal que tem seus altos e baixos e muitos filhos. Gene, no começo me irritou bastante. Mas depois me ganhou também, Cláudia desde a primeira aparição já tinha me ganhado.

Diagramação
     Eu adorei a diagramação do livro! Adorei a capa principalmente, apesar de achar que ela é um pouco feminina demais e por conta disso dá a impressão que é narrado por uma mulher, o que já está mais que claro que não é. Achei o tamanho da fonte agradável e apesar de não ter muito detalhamento gostei.

Não entrou para os meus preferidos, mas foi uma das melhores leituras do ano. Recomendado!



1 comentários

  1. Oi Kamilla,
    Esse foi um livro que comprei pela capa (e porque estava numa promoção muito boa O.o), mas me entreguei nas primeiras páginas e não conseguia largá-lo até acabar. Amei o Don e a Rosie. Diferente de você, tenho esse livro como um dos meus favoritos e super recomendo pra todo mundo, inclusive fiz a maior parte dos meus amigos ler e amar essa história haha.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir